(47) 3521.7182
Faça

Escolha a bicicleta urbana para o seu dia a dia



Banner Principal Compartilhe!

Para escolher bem uma bicicleta urbana, seja ela para o seu dia a dia ou para aquele passeio com os amigos e a família, alguns detalhes são importantes você saber para não cometer pequenos erros na hora de comprar a sua.

Neste guia da bike, versão bicicleta urbana, vamos mostrar os principais componentes de uma bicicleta para o dia a dia, bem como as dicas de nossos especialistas para você comprar sua bicicleta de maneira rápida e certeira.

Uma breve descrição sobre as bicicletas urbanas

Se você pretende andar de bike pelas ruas da cidade, seja para uso como transporte ao trabalho, faculdade ou simplesmente para aqueles passeios nos parques, jardins e ciclovias, a escolha é uma bicicleta urbana.

Com muito estilo, paralamas, bagageiro e muito conforto, as bikes urbanas são a pedida certa para trajetos curtos e médios dentro das cidades.

Como em todas as modalidades de bikes, as bicicletas urbanas possuem variações de estilos, modelos, acessórios e componentes que a deixam apropriada para cada tipo de percurso dentro das cidades.

O percurso que você fará com a bicicleta deverá ser levado em conta na hora da escolha, seja estrada de asfalto ou calçamento, subidas e descidas de calçadas, morros ou estradas planas. Para cada trajeto, escolher a bike urbana adequada será garantia de um bom pedal.

Índice

As variações de estilos na modalidade urbana

Quando falamos em bikes urbanas logo vem à mente uma imagem de bicicleta com estilo mais clássico, paralamas e um guidão mais alto, deixando o ciclista numa posição mais reta e confortável.

Se olharmos para as ruas das cidades vemos todos os tipos de bicicletas. As ruas são locais democráticos e livres, ideais para a criatividade de qualquer ciclista.

Há alguns modelos e estilos diferentes para as bicicletas urbanas: urbana clássica, urbana clássica retrô, híbrida, dobrável, especiais e de cargas. Cada um destes modelos é mais indicado para passeio, deslocamentos no trabalho ou transporte, embora todos possibilitem seu passeio.

A questão do estilo está ligada mais ao gosto e personalidade do ciclista do que propriamente ao desempenho. Claro que ao escolher um modelo, alguns itens terão maior evidência do que outros, como itens de mais conforto ou mais velocidade.

Modelos de bicicletas urbanas quanto ao estilo

  Imagem Modelos de Bicicletas urbanas

Na loja online Bike Plus, há uma seção de bicicletas urbanas adequadas para as mais variadas necessidades e estilos. Dê uma olhada!

Para ajudar a organizar os estilos, separamos em 2 grupos de bicicletas urbanas voltadas para a necessidade de passeio e trabalho.

Índice

Passeio

Para quem deseja uma bicicleta para um passeio com os amigos, família ou mesmo individual, a escolha de uma bicicleta urbana é a ideal.

Quando se pensa em dar um passeio de bicicleta, geralmente nas ruas das cidades, um parque, uma praça, algumas necessidades são importantes para a escolha certa da bicicleta:

Necessidades no passeio de bicicleta 

Não há o certo ou errado na escolha do estilo da bicicleta urbana. Cabe aqui você escolher uma bicicleta que se enquadre numa urbana para passeio, seja ela clássica retrô ou urbana moderna.

Índice

Trabalho

Já para quem precisa de uma bicicleta urbana para o deslocamento de casa ao trabalho e trabalho a casa, alguns detalhes podem fazer a diferença, principalmente se no trajeto houver trechos de estrada irregular.

A escolha por pneus mais grossos e resistentes podem ajudar a evitar furos, já que o uso da bike é para deslocamento ao trabalho, evitar de chegar atrasado é importante.

Ainda há a questão da segurança, o uso de trancas e cadeados bem como a escolha de componentes que possam dificultar sua retirada. As rodas são um exemplo, optar por modelos com porca são melhores do que de blocagem, que facilitam a retirada da roda e assim o roubo.

Geralmente as bicicletas urbanas usadas para deslocamento ao trabalho são menos sofisticadas, priorizam a segurança e durabilidade. Mas isso não significa abrir mão do conforto e estilo.

Índice

Necessidades no deslocamento ao trabalho

Além do uso para o deslocamento do ciclista ida e volta ao trabalho, há também quem necessite transportar pequenas cargas ou efetuar entregas com a própria bicicleta. Nesses casos existem bicicletas especiais, apropriadas ao tipo de carga a ser utilizada.

No que se refere ao estilo de bicicleta urbana para quem precisa se deslocar ao trabalho e casa, cabe ao próprio ciclista fazer sua escolha, sempre levando em consideração o melhor modelo para sua necessidade.

Se você ficar na dúvida sobre qual bicicleta urbana escolher para usar no trabalho, você pode entrar em contato com nossos especialistas em bicicletas, teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Índice

Tamanho das rodas das bicicletas urbanas

Nas bicicletas urbanas o tamanho das rodas são de 26” ou de 700mm nas versões para adultos, de 24” para a linha infantil e ainda de 20” para as bicicletas dobráveis.

A escolha do tamanho da roda fica vinculada ao modelo e estilo a se escolher, já que a preferência pela bicicleta escolhida geralmente está ligada a aparência e ao estilo em que cada ciclista pretende usar.

Nos modelos adultos, o tamanho de roda 26” estão disponíveis com pneus mais grossos, ideais para trajetos que possuem muitos trechos irregulares, com buracos ou que possam furar os pneus.

Já para os modelos com tamanho de roda 700 são indicados para estradas de asfalto, estradas lisas, pois se tratando de rodas maiores, proporcionam um deslocamento mais veloz, rendendo a pedalada. Mas como nesses modelos o uso de pneus é mais fino, ficam mais fáceis de furar.

Os modelos dobráveis possuem o tamanho de roda 20” justamente para facilitar na hora de dobrar e guardar a bike. Com a facilidade de transportar no porta malas dos carros, são usadas para passeios em trechos específicos, como passeios em parques, onde se vai de carro até próximo do local e usa-se a bike dobrável para o passeio local.

Índice

Material do quadro de bike

Nas bicicletas urbanas o uso predominante dos quadros é o fabricado em alumínio, encontrando ainda em várias bicicletas tradicionais em uso nas ruas os modelos de ferro. Mas para compras atuais, os modelos em alumínio são os preferidos pela relação ao custo x benefício.

Quadro de Ferro

Nas bicicletas urbanas o quadro de ferro ainda é usado, como as bikes são usadas para trajetos curtos, e muitas vezes a frequência de uso é mínima, a preocupação com o peso não faz sentido, além do fato de que seus consumidores buscarem o menor preço possível na hora da aquisição.

Suscetível a ferrugem, os quadros de ferros podem ser um problema para quem deseja uma bicicleta urbana de uso no litoral. A dica aqui é o uso de bicicletas com o máximo possível de componentes em alumínio e outros materiais que não sofram tanto com a corrosão e a maresia.

Quadro de Alumínio

Os quadros de alumínio além de não sofrerem com a corrosão são bem mais leves do que os modelos de ferro. Atualmente presentes em quase todas as novas bicicletas urbanas, compõem o conjunto da bicicleta com um bom custo x benefício.

Para ver modelos de quadros de bicicletas que podem ser utilizadas para montar sua bike urbana, visite nossa seção de quadros para bicicleta em nossa loja online.

Quadro de Carbono

Embora seja a opção mais leve e esteja na lista de desejos de todo ciclista, pouquíssimas versões de bicicletas urbanas possuem a versão fibra de carbono. Por ter um valor elevado, e por ser indicado para performance, na modalidade urbana, não se consegue extrair o verdadeiro benefício no uso do dia a dia para curtas pedaladas.

Se você quiser ver nossos modelos de quadros de carbono, acesse nossa loja online.

Índice

Componentes das bicicletas urbanas

Os componentes e peças nas bicicletas urbanas, como em qualquer outra bicicleta, são projetados para suprir as necessidades aos quais a bike foi constituída. Portanto, na escolha de sua bicicleta urbana, vários modelos disponíveis no mercado possuem linhas de entrada até as mais sofisticadas.

A finalidade de uso de sua bicicleta urbana, o estilo e a frequência de uso são itens que lhe responderão quais componentes devem estar em sua escolha.

Descrevemos alguns detalhes dos principais componentes abaixo, para que você possa ter mais informações de cada item da bicicleta urbana. Veja os componentes para bikes urbanas disponíveis em nossa loja online.

Índice

A Transmissão da bike urbana

Todo o sistema de marchas e propulsão de uma bicicleta urbana é chamado de transmissão. Onde a força do ciclista empregada nos pedais é transferida para o pedivela, que transfere para a corrente da bicicleta e assim as engrenagens traseiras da roda e por fim a roda traseira, gerando o deslocamento da bicicleta.

A força deste movimento todo pode ser reduzida ou ampliada de acordo com a relação de marchas usada na hora da pedalada. Subidas, descidas ou deslocamentos no plano podem ser enfrentados de melhor forma usando-se a relação de marchas adequada.

Índice

Relação de marchas / velocidades

Numa bicicleta urbana, o número de marchas disponíveis, ou simplesmente as velocidades são itens importantes na hora da escolha. De acordo com a sua necessidade para passeio ou trabalho, e ainda a forma de como você pretende pedalar, vão determinar a escolha de quantas velocidades terá que ter sua nova bike urbana.

Escolher poucas marchas (velocidades) pode fazer com que trechos em subidas falte mais marchas leves, ou em trechos em descidas falte marchas pesadas. Estude o seu trajeto e verifique se há mais subidas, descidas ou um pouco de tudo.

Se você já tiver experiência em pedaladas, saberá dosar o que pode ser melhor. Mas não se preocupe, as bicicletas urbanas disponíveis em nossa loja online possuem uma gama bem equilibrada de marchas, facilitando a sua escolha, permitindo o uso em trajetos íngremes tanto para subir quanto para descer.

Índice

Trocadores de marcha

Os trocadores de marchas de uma bike urbana são idênticos aos das mountain bikes. Os modelos mais usados são os de acionamento junto a manopla no guidão, utilizando-se os dedos indicador e polegar para efetuar as trocas com um clique.

Junto a mão esquerda no guidão, fica o trocador de marchas do câmbio dianteiro, e na direita o trocador de marchas do câmbio traseiro da bicicleta.

Conheça os trocadores de marchas para bicicletas em nossa loja online.

Índice

Câmbio dianteiro

Responsável por trocar a corrente de posição no pedivela da bicicleta, o câmbio dianteiro é acionado pelo trocador de marchas dianteiro. Como resultado das mudanças de posição da corrente, a pedalada pode ficar mais leve ou mais pesada, sendo administrada pelo próprio ciclista para percursos que possuem variações de subidas, descidas e trechos planos.

O posicionamento da corrente na engrenagem maior do pedivela fará com que a pedalada fique mais pesada ao iniciar o deslocamento, e a medida em que se ganhe maior velocidade a pedalada vai ficando leve.

Veja a lista completa de câmbios dianteiros para personalizar sua bicicleta urbana.

Índice

Pedivela

O pedivela de uma bicicleta urbana tem a função de transferir a energia gerada pelo ciclista nos pedais para o sistema de transmissão traseiro no cassete.

Podendo ter 1, 2 ou 3 coroas, sua combinação com as engrenagens do cassete possibilitam maior ou menor velocidades no deslocamento.

Acesse nossa loja e conheça os modelos de pedivela disponíveis.

Índice

Câmbio traseiro

O câmbio traseiro é o componentes responsável por efetuar a troca de posição da corrente junto as engrenagens traseiras da roda, conhecidas como cassete. Ao efetuar a troca de posição da corrente o resultado é a variação de peso na pedalada, mais ou menos pesada.

O uso da corrente nas engrenagens menores do cassete vão ocasionar maior velocidade no deslocamento da bicicleta, por consequência uma pedalada mais pesada quando se inicia o deslocamento.

Veja os modelos de câmbios traseiros para customizar sua bike urbana.

Índice

Cassete

O cassete é um conjunto de engrenagens fixo na roda traseira da bicicleta que possui a função de fornecer opções de velocidades ao ciclista. Com suas engrenagens menores a velocidade da bicicleta passa a ser maior, já as engrenagens menores a velocidade é menor, mas ideal para subidas de morro.

Há vários modelos de cassetes, com maior ou menor número de engrenagens. É um item determinante na escolha da bicicleta por determinar a quantidade de velocidades ao qual podemos ter.

Índice

Corrente

A corrente de bicicleta é o componente responsável por fazer a ligação das coroas do pedivela com as engrenagens do cassete. Faz a roda traseira ser movimentada através da transmissão de força vinda da engrenagem dianteira no pedivela.

“Dica: a troca da corrente a cada 2 mil kms é recomendada pelos fabricantes, pois os elos gastam com o tempo e a corrente cede, provocando desgaste no cassete e pedivela. A troca da corrente por mais vezes, vai fazer com que se economize na troca de componentes mais caros.”

Não deixe de ver os modelos de correntes para bicicletas em nossa loja online.

Índice

Pedal

O pedal é componente da bicicleta onde o ciclista faz contato com a bicicleta. Os 3 contatos com o ciclista são: pedal, selim e guidão. Com modelos maiores e menores, os pedais para bicicletas urbanas podem acompanhar o estilo do ciclista, mais clássico ou moderno. Um pedal com uma base maior para os pés proporcionam um maior conforto e segurança, facilitando a pedalada no dia a dia.

Para saber mais sobre os modelos de pedais para bicicletas, veja a lista completa em nossa loja online.

Índice

Sistema de Freios para bikes urbanas

Os freios nas bicicletas urbanas podem ser os modelos V-brake ou disco. Como a velocidade e o uso para desempenho não é o foco principal na modalidade urbana, o uso dos modelos v-brakes são os utilizados em sua grande maioria.

Com melhorias constantes nos freios pelos fabricantes mundiais, a escolha por modelos de disco ou v-brake são boas opções, ficando por decidir o valor disponível na hora da compra.

Em nossa loja você encontra freios completos para personalizar sua bike urbana.

Índice

Manetes de freio

Responsáveis por efetuar o comando de frenagem ao serem acionados pelas mão no guidão, os manetes de freio possuem vários modelos que acompanham os sistemas de freio das bicicletas urbanas. Há modelos para 2, 3 e 4 dedos, que ajudam no conforto de seu uso.

Índice

V-brake

Os modelos de freio do tipo V-brake são os mais utilizados atualmente nas bicicletas urbanas. Possuem funcionamento baseado na fricção de 2 pastilhas no aro da bike. Esse sistema é o de maior baixo custo.

Sua frenagem é satisfatória e para o uso urbano é a ideal pelo custo x benefício que o modelo gera.

Índice

Freio a disco hidráulico

No sistema de freio a disco hidráulico o acionamento do mecanismo é feito ao acionar o manete no guidão que através de um duto de óleo faz com que as pinças sejam acionadas e pressionam o disco em movimento.

Atualmente esse modelo hidráulico é o preferido pelos ciclistas, pela sua qualidade e baixa manutenção.

Conheça os modelos que selecionamos para os melhores freios a disco hidráulico para bikes urbanas.

Índice

Freio a disco mecânico

No sistema de freio a disco mecânico, os discos são freados através do acionamento das pinças por um cabo de aço, semelhante ao acionamento dos tradicionais freios por cabo de aço. Mesmo sendo por cabos, esses modelos possuem uma frenagem mais segura e suave do que os modelos v-brake.

Índice

Cubos e Rodas

Rodas

Os tamanhos das rodas disponíveis na modalidade urbana são as de 26” e as de 700mm. As rodas com tamanho 26” são utilizadas com o pneu mais grosso, já os modelos com aro 700 são mais utilizados com pneus finos e médios.

Os aros em sua maioria são feitos de alumínio e possuem modelos para usar com ou sem câmaras de ar. Os raios geralmente de alumínio para as bikes urbanas, podem ser em maior quantidade ou menor, dependendo do modelo proposto na composição da roda.

Conheça os modelos de rodas para bicicletas em nossa loja online Bike Plus.

Índice

Cubos

Os cubos nas rodas de uma bicicleta urbana são projetados para garantir uma boa pedalada. Possuem um eixo central e a roda gira em torno do seu mecanismo.

É no cubo da roda que se encaixa a blocagem, sistema de aperto da roda na bike, facilitando assim a retirada e colocação das rodas, tanto em modelos com suspensão dianteira quanto no quadro da bike.

Atenção: O uso de blocagem nas rodas pode facilitar a retirada das rodas, mas em contrapartida facilita o roubo. Use cadeados ou opte por modelos de porcas para evitar eventuais problemas com roubo.

Para ver modelos disponíveis em nossa loja, acesse a categoria de cubos para bicicletas.

Pneus

Pneu fino para bicicleta urbana

As bicicletas urbanas com o tamanho de roda 700 usam os pneus finos. Não tão finos quanto os de bike speed, mas relativamente finos para uso em cidades e estradas de asfalto.

O pneu fino com o aro de tamanho 700 deixa a bicicleta mais rápida, com um desempenho melhor, fazendo a pedalada render mais. O único cuidado a se tomar é o de cuidar para evitar furos.

Outro detalhe pela escolha das bicicletas urbanas de pneus finos são pela estética. Elas deixam um visual mais clean.

Para ver os modelos de pneus finos de tamanho 700 acesse nossa loja online.

Índice

Pneu Grosso para bicicleta urbana

Os pneus de formato mais grosso nas bikes urbanas são geralmente encontrados nos tamanhos de aro 26”. Ideais para uso em estradas irregulares ou que necessitam subir e descer calçadas pelo trajeto.

Os pneus mais grossos deixam a bicicleta com um visual menos clean, mais agressivo, mas eles tem suas vantagens. Por serem mais grossos, acabam sendo mais resistentes a furos e proporcionam maior conforto.

Para ver modelos de pneus de bicicleta com espessura maior, acesse os pneus de bike em nossa loja online.

Suspensão dianteira

As bicicletas urbanas atuais estão cada vez mais sofisticadas. Com seus componentes de melhor qualidade e tecnologia, elas estão mesclando o tradicional com as novidades.

Como é o caso das clássicas urbanas retrô, que possuem paralamas, bagageiro e algumas com suspensão dianteira.

As suspensões dianteiras disponíveis para as bicicletas urbanas possuem a mesma tecnologia do que as versões para mountain bike, embora usem modelos mais simples.

Indicada para uso em trechos de estrada irregular, as suspensões dianteiras podem deixar a bicicleta urbana mais pesada e sem a eficiência necessária. Em muitos casos, o uso do garfo rígido na bicicleta passa a ser a melhor opção, pois o conforto não é afetado quando usada em asfalto e estradas lisas.

Para ver modelos de suspensões dianteiras para bicicletas, acesse nossa loja online.

Índice

Demais componentes

Selim urbano

O selim nas bicicletas urbanas tem como principal função o conforto. Para o passeio principalmente, onde o ritmo é lento e suave, apreciando os lugares e o trajeto. Diferentemente das versões de competição que cada detalhe na constituição do selim é para performance.

Alguns modelos de selins urbanos são maiores e compostos de espuma ou gel, aumentando o conforto. Quando se fala em estilo, há inúmeros modelos, desde os que lembram modelos antigos, em couro como os mais modernos com gel e materiais sintéticos.

A escolha do selim na bicicleta urbana é pessoal, não hesite em substituir o seu com o tempo e escolher o que mais lhe agradar. O importante no passeio ou no uso para o trabalho, que o conforto e a segurança estejam presentes.

Para ver os vários modelos de selim para bicicleta acesse nossa loja online. Se preferir modelos clássicos Retrô, acesse os modelos de selins Brooks.

Índice

Canote de selim

O canote de selim numa bike urbana não tem muita diferença das demais modalidades. Com comprimento ajustável, o canote tem a função de permitir ao ciclista estabelecer a altura ideal do selim e assim pedalar com tranquilidade.

Alguns modelos de canote de selim possuem um sistema de amortecimento, ajudando no conforto do ciclista. Se usar o selim com molas e ainda o canote com amortecimento, o conforto fica garantido.

Em nossa loja você encontra os modelos de canotes ideais para personalizar sua bike urbana.

Índice

Suporte de guidão (mesa)

As conhecidas mesas de guidão nas bicicletas urbanas podem ser de 2 (dois) modelos: as fixas e as reguláveis.

Os modelos fixos são as tradicionais, onde possuem uma medida e inclinação fixa, cabendo ao ciclista verificar se a sua posição na bicicleta é a mais indicada para o seu tamanho. Já os modelos reguláveis permitem ajustar a altura do guidão, possibilitando um acerto na posição do ciclista sobre a bicicleta.

Veja as mesas para bike em nossa loja caso queira trocar ou personalizar em sua bike.

Índice

Guidão

O guidão de uma bike urbana tem a função de permitir a direção bem como promover o conforto. Modelos mais altos, curvos e mais largos, deixam a pedalada mais confortável, já quanto ao estilo da bicicleta, os modelos de guidões são fundamentais.

Há estilos de bicicletas urbanas com uso de guidões variados, podendo ser de MTB ou até os estilosos guidões de speed. Tudo vai depender do estilo que você desejar para sua nova bike.

Aproveite e dê uma olhada nos guidões de bicicletas em nossa loja.

Índice

Manopla

Com a função de permitir o apoio das mãos do ciclista com firmeza e segurança, as manoplas disponíveis para bicicletas urbanas podem ser de estilo retrô, clássicas ou modernas.

Os materiais podem variar, desde sintéticos emborrachados até em couro com acabamentos em metais. Cada um desenvolvido para estilos diferentes nas bicicletas urbanas.

A empresa inglesa Brooks possui uma linha completa de manoplas e fitas de guidão de estilo clássico e retrô. Dê uma olhada, se você possui o estilo clássico vai se apaixonar pelos modelos disponíveis.

Índice

Bagageiro

Como um item acessório, o bagageiro de uma bicicleta é muito utilizado nos modelos tradicionais das bikes urbanas. Os modelos clássicos retrô possuem o bagageiro integrado, compondo seu estilo e cores com o design da bicicleta.

O uso do bagageiro na bike é múltiplo, para pequenas cargas, suporte de um alforge lateral ou até mesmo para uma carona.

Confira os modelos de bagageiros disponíveis em nossa loja online Bike Plus, desenvolvidos justamente para bicicletas que não possuem o bagageiro, mas que podem ser adicionado. Ideal para quem deseja dar um passeio na modalidade de cicloturismo.

Índice

Acessórios para bikes urbanas

Para você pedalar com segurança nas ruas das cidades, itens de segurança são indispensáveis. Do capacete ao farol, o uso adequado dos acessórios além de garantir segurança vão dar aquele estilo peculiar para o uso no circuito urbano.

Lembre-se de que itens que ajudam na segurança não são gastos e sim investimentos adequados e o ajudarão a evitar acidentes. Veja os acessórios para bicicletas em nossa loja online.

Índice

Capacetes urbanos

Nas cidades o uso de capacetes é fundamental, com muitas opções de estilos, os ciclistas podem compor o visual sem perder a segurança. Modelos de capacetes vintage urbanos, feitos em materiais que remontam décadas passadas podem ser uma boa alternativa.

Há modelos de capacetes urbanos que permitem diminuir seu tamanho para guardar na bolsa, como é o caso dos fabricados pela empresa Inglesa Brooks.

Veja todos os modelos de capacetes urbanos cheios de estilo em nossa loja online.

Índice

Faróis e refletores

Uma das maiores preocupações de quem pedala nas cidades é conseguir ser visto pelos motoristas. Ser visto faz parte do processo de prevenção. Para os ciclistas que optam por deslocamentos ao trabalho, muitas vezes o retorno no final do dia pode ser já no anoitecer ou à noite.

Para garantir a segurança, o uso de sinalizadores traseiros, na cor vermelha, piscando ou não e os faróis brancos na dianteira, vão lhe ajudar muito a ser percebido pelos motoristas.

Há versões de sinalizadores brancos para uso na dianteira das bicicletas, mas é aconselhável para sinalizar e não ajudam na visibilidade do próprio ciclista. Nesses casos a melhor opção ainda é o farol.

Veja as diversas opções em lanternas e piscas para sua bicicleta urbana aqui na loja online Bike Plus.

Índice

Paralamas bicicletas

Para as bicicletas urbanas modelos clássicos, o paralamas é item de série, ou seja, acompanha a bicicleta. Já para modelos de bikes urbanas do tipo street, o uso de paralamas é item acessório.

Pode parecer irrelevante, mas o uso de paralamas nas bicicletas urbanas são uma boa opção. Mesmo que não chova, trechos molhados na estrada podem ser inevitáveis, causados por irrigações de jardins e plantas ou por vazamentos da rede de água.

Para o pessoal optante pelo deslocamento de bike para o trabalho, garantir que se chegue limpo e seco no trabalho é de extrema importância.

Veja alguns modelos de paralamas disponíveis em nossa loja de acessórios para bicicletas.

Índice

Pedal de descanso

Nas bicicletas urbanas de modelo clássico o pedal de descanso é um item que compõe o conjunto, usado para deixar a bicicleta estacionada sem precisar encostar em nada, é muito útil para o uso em que se necessite dar aquelas paradas no trajeto ou deixar guardada durante o horário de trabalho.

Alguns modelos de bikes urbanas não possuem o pedal de descanso, mas é possível instalar. Há modelos que são fixados no eixo da roda traseira e outros que se fixam na parte inferior do quadro, logo atrás do pedivela.

Índice

Cadeado para bicicletas

O uso das bicicletas urbanas nas cidades em sua maioria das vezes causa aflição quanto ao estacionar e guardar a bike. Mesmo em locais seguros, prender a bicicleta com um cadeado adequado e forte é questão de bom senso.

Os cadeados mais fortes e seguros são também os mais pesados e difíceis de se levar na bicicleta. Opções em cadeados menores e em locais como garagem do prédio, estacionamentos da empresa, convém o uso de modelos mais fortes.

Cuidado: A escolha por modelos de bicicletas urbanas com blocagem nas rodas ou no canote do selim pode ser um problema para a segurança, pois são fáceis de tirar os componentes.

Veja nossa lista completa de cadeados para garantir a segurança em suas bikes para o dia a dia.

Índice

Bomba de ar

Como os pneus constantemente precisam de uma calibragem, as bombas de ar são fundamentais para sua manutenção quase que diária. As variações de modelos são inúmeras, mas basicamente a nossa dica é você ter uma bomba de pé para deixar em sua casa e ter uma bomba de ar portátil para usar juntamente com a bicicleta.

Você pode usar um prendedor de bomba de ar para o quadro na bicicleta e assim não se preocupar em carregá-la. Lembre-se que os pneus podem furar no trajeto, você pode levar um kit de reparos junto para efetuar o conserto.

Escolha a sua bomba de ar para levar junto no seus passeio ou dia a dia.

Índice

Kit de ferramentas para bicicletas

Os kits de ferramentas para as bicicletas podem lhe ajudar muito numa situação de eventuais problemas com sua bike urbana.

Os canivetes para bike são kits de ferramentas como um canivete suíço, onde as principais ferramentas para a manutenção de emergência de sua bicicleta estão unidos numa peça só.

O grande diferencial do canivete de bike é seu tamanho compacto e o formato em que as ferramentas estão organizadas. A facilidade de uso e seu tamanho reduzido fazem com que seu uso seja a melhor escolha quando necessitar de um eventual reparo de emergência em sua bicicleta urbana.

Em nossa loja online temos os melhores modelos de ferramentas especiais para bikes urbanas.

Índice

O tamanho da bike urbana influencia a sua compra

Sim. Devemos levar em conta que uma bike urbana é igual a um calçado, há um tamanho da bike exato correspondente ao seu tamanho. A escolha para comprar uma bicicleta deve obrigatoriamente passar pelos modelos em que possuem o tamanho ideal para você.

Como há diferenças no tamanho de uma bicicleta infantil para a adulta, dentro de cada categoria isso também ocorre. Sendo mais claro, um adulto tem tamanho diferente de outro e as crianças também. Optar por um tamanho de bicicleta adequado é o primeiro passo para o ajuste perfeito.

Índice

Mas que medida é essa na bicicleta urbana?

Na realidade a medida que devemos tomar como ponto de partida é o tamanho do quadro. Independente do tamanho da roda, seja de 26 polegadas ou 700mm nas urbanas de adultos ou 20 ou 24 polegadas nas versões infantis. Cada quadro possui um tamanho com a medida adequada ao ciclista.

Na maioria dos casos, você pode apenas consultar a tabela de medidas para comprar uma bike. Basta saber a sua altura e assim localizar qual o tamanho ideal para você. Note que no Brasil usamos as medidas em centímetros e metros, nos EUA a medida é em polegadas, portanto ache sua altura normal, que na tabela terá o tamanho do quadro relacionado.

Índice

Tabela de referência tamanho Adulto

Altura Média do Ciclista (metros) Tamanho quadro Adulto (polegadas)
1,50 – 1,60
14"
1,60 – 1,70
16"
1,70 – 1,80
17" ou 18"
1,80 – 1,90
19" ou 20"
1,90 – Maior
21" a 22"

Tabela de referência tamanho Infantil

Altura Média do Ciclista Infantil (metros) Tamanho quadro Infantil (polegadas)
89cm – 1,02m
12"
99cm – 1,17
16"
1,14m – 1,32m
20"
1,30 – 1,60
24"

Conclusão

Para a escolha correta de sua nova bike urbana você precisa se ater a algumas situações que farão da sua decisão a economia adequada com um ótimo investimento.

A ajuda de especialistas pode ser um bom caminho para evitar dores de cabeça, podendo evitar compras inadequadas relativas a questões técnicas bem como evitar o gasto de dinheiro.

Siga as orientações abaixo e tenha certeza de um ótimo investimento:

1. Defina o objetivo de uso da sua bicicleta urbana: para passeios ou para ir e voltar ao trabalho de casa. Pense se a mesma bicicleta pode atender os 2 (dois) objetivos, se não der, faça a escolha de cada bicicleta com um objetivo de cada vez;

2. Saiba o tamanho ideal da bike para você. Essa medida é encontrada pela sua altura, evitando assim que não erre na hora de comprar a bike. Use a nossa tabela de referência para saber as medidas exatas;

3. Após conhecer o tamanho ideal para o seu biotipo, vem a questão de recursos financeiros. Tenha em mente quanto de recurso pretende investir. A escolha por bikes prontas, com componentes que permitam a sua evolução por mais tempo se tornam mais vantajosas do que iniciar com uma bike abaixo do que pretende, pois a troca de componentes e atualizações para aumentar o nível da bike somam no final valores maiores.

4. Com tudo na mão, agora basta apenas escolher a sua nova bike urbana. Note que há muitos modelos de bikes, e isso pode dificultar a sua escolha, nesse caso, peça orientação aos nossos especialistas. Teremos o maior prazer em lhe orientar e definir a melhor escolha para você.

5. Acessórios: A escolha por acessórios de segurança e itens que vão embelezar sua bicicleta são uma boa opção já na hora da compra. Receber sua bicicleta urbana pronta para uso com os acessórios para você evitarão perda de tempo futura.

Boas compras!

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

                                                  Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.
 

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados