(47) 3521.7182
Faça

Como escolher bicicletas Mountain bike - MTB



Banner Principal Compartilhe!

Na realidade o que são as bicicletas de mountain bike MTB?

As bicicletas de mountain bike ou simplesmente MTB são os modelos mais difundidos no Brasil. Pela sua versatilidade, as MTBs são ideais para estradas de terra muito vistas nos interiores das cidades, estradas de fazendas e sítios, trilhas por florestas, caminhos em montanhas e afins.

Com sua estrutura adequada a todos os tipos de terreno, as bicicletas de montanha, exigem maior esforço físico do ciclista do que conhecimento e experiência técnica nas pedaladas. Conhecidas também por bicicletas para trilha, são ótimas para quem deseja iniciar no ciclismo off-road. Permitem vários ajustes ao biotipo de cada ciclista e funcionam como verdadeiras “coringas”, pois atendem ciclistas iniciantes que desejam ir mais com calma, e aos ciclistas que desejam mais adrenalina em percursos mais longos e difíceis. Para isso há modelos próprios para extrair o melhor no desempenho.

Em nossa loja de bicicleta você pode ver as bikes MTB que selecionamos para quem deseja comprar a bike ideal.

Índice

Tamanho das rodas no MTB

Imagem Tamanho das rodas no MTB

As bikes MTB possuem tamanho das rodas em 26, 27.5 e 29 polegadas. Atualmente os modelos de bicicleta aro 29 polegadas são as mais usadas e preferidas pelos ciclistas experientes, que substituíram os modelos de 26 polegadas.

A grande diferença entre os modelos de bicicleta mtb 26 e bike aro 29 polegadas, está na medida de 3 polegadas que resulta em algumas questões muito bem discutidas pelos ciclistas: Um modelo mtb 29 polegadas possui uma arrancada mais lenta, mas depois de embalada produz um desempenho superior, mantendo a velocidade maior e diminuindo os impactos das estradas, por ser maior ajuda a absorver os impactos.

Para bikes com modelos de tamanho da roda em 27.5 polegadas, a ideia é o meio do caminho, entre o 26 e o 29. A proposta desses modelos é aumentar a arrancada em relação a 29” e ainda ter melhor desempenho de velocidade depois de embalada. Já nas subidas, o modelo de bike 27.5” também se mantém positivo.

Para conhecer alguns modelos acesse a categoria de rodas de bicicletas MTB em nosso departamento de componentes e peças para bicicletas.

Índice

Qual modalidade de Mountain Bike escolher?

Na categoria de ciclismo Mountain Bike MTB existem algumas classificações, como subdivisões do MTB. Todas possuem características próprias e algumas diferenças, com grau de dificuldade, estilos, terrenos e equipamentos.

Para que você possa entender melhor qual a modalidade do MTB você gostaria de se enquadrar ou conhecer, descrevemos as principais abaixo:

Cross Country (XC)

A modalidade mais difundida no Brasil, todos os ciclistas que usam as bicicletas MTB para pedalar em estradas de terra, trilhas, etc se enquadram nessa modalidade.

Ela surgiu como uma opção para os ciclistas pedalarem fora do asfalto, possuindo componentes e peças para bike adequados para os diferentes tipos de terreno.

Quando perguntarem qual modalidade de ciclismo você pratica, diga
sem medo de errar: Eu pratico o Cross Country (XC)

Dentro do XC vamos explicar as 2 principais: XCM e XCO

- Cross Country Marathon (XCM)

A modalidade de maratona do Cross Country (XCM) é organizada em um trajeto bem longo, geralmente de 30 a 50 km em apenas 1 (uma) volta, envolvendo subidas, descidas, estradas de terra, trilhas e dificuldades aos ciclistas. Exige mais de aptidões físicas do que técnicas do ciclismo.

Exatamente da mesma forma do XCM em provas de ciclismo, grupos de amigos se reúnem para pedaladas nos finais de semana, feriados e dias livres, para praticar o ciclismo MTB com subidas e descidas em terrenos variados.

Veja as bikes de MTB modalidade XCM disponíveis em nossa loja.

- Cross Country Olímpico (XCO)

O XCO se difere da modalidade XCM apenas na questão de que aqui existe um circuito em que os ciclistas participantes precisam dar mais de 1 (uma) volta para cumprir o trajeto proposto. Esta é a modalidade oficial das provas de MTB, com subidas e descidas muito técnicas, em terrenos com terra, grama e afins.

Passou a ter esse nome quando foi introduzido ao circuito olímpico e disputado em provas de nível profissional.

Veja as bikes de XCO disponíveis em nossa loja.

Downhill

Essa modalidade do MTB é a que proporciona a maior adrenalina de todas, como o próprio nome diz: Downhill - Descidas de montanhas. Com muita técnica exigida ao ciclista, as descidas de montanhas são feitas em muita velocidade e muitos obstáculos.

Os pneus mtb são mais cheios de garra, mais largos para ajudar na aderência. A suspensão da bike é total, as tais Full suspensions. Os itens de segurança ao ciclista são maiores: coletes, capacetes fechados, joelheiras e cotoveleiras.

Se você estiver pensando nessa modalidade de Mountain bike para downhill, dê uma olhada em nossas bikes para usar em downhill.

Freeride

Podemos enquadrar essa modalidade como uma subdivisão do Downhill, pois além das descidas muito técnicas, há os saltos e acrobacias em rampas pelo trajeto. Aqui digamos que se faz a parte mais técnica e brilhante da modalidade MTB.

Se você procura bikes para este estilo, dê uma olhada em alguns modelos selecionados em nossa loja online.

Enduro MTB / All Mountain

Na modalidade Enduro MTB all mountain, podemos dizer que é a junção do Cross Country (XC) com o Downhill, onde resistência deve estar aliada com a técnica de descidas e subidas duras e difíceis.

O uso de suspensões no garfo e no quadro de bike são indispensáveis, além de todos os atributos para facilitar o trajeto das provas para os ciclistas.

Índice

Modelos de Mountain Bikes Hardtail e Full Suspension

Para a modalidade de mountain bike MTB, podemos ver 2 (dois) modelos de bicicletas: a Hardtail e a Full Suspension. Cada uma delas possui características que podem fazer toda a diferença, dependendo do estilo de uso e de estradas a serem percorridas.

No ciclismo profissional, a escolha por um determinado modelo de bike para mtb pode ajudar ou piorar os resultados das provas, já que cada piloto tem seu próprio jeito de conduzir sua bike. Já para o uso amador do ciclismo, seja ele para trajetos curtos, longos, fáceis ou difíceis, a escolha correta de uma bicicleta mtb vai depender muito do orçamento disponível para a compra da bike.

Por que uma bike HardTail?

imagem bike Hardtail

Uma bike do tipo Hardtail é uma bicicleta de mountain bike que possui suspensão no garfo dianteiro e o quadro é rígido. O nome Hardtail do inglês significa: Cauda rígida.

Esse tipo de bike é muito usado e se encaixa muito bem em todos os tipos de terrenos, sejam estradas de terra, asfalto, trilhas e variações. Para estradas bem irregulares a suspensão dianteira vai ajudar na absorção do impacto e facilitar o controle da direção.

As bikes MTB Hardtail por serem um modelo muito difundido, possuem muitas variações, com componentes e peças mais sofisticados ou mais simples. Todos os componentes da bike formando um conjunto adequado para o conjunto da bicicleta, envolvendo qualquer estilo definido de uso.

Dê uma olhada em nossos modelos de bike mtb Hardtail disponíveis em nossa loja de bike na internet.

Por que uma bike Full Suspension?

Bike Full Suspension

Uma bike MTB do tipo Full Suspension, como o próprio nome em inglês diz, é uma bike com suspensão total na bicicleta. Possui uma suspensão no garfo dianteiro e uma suspensão no quadro, dividindo-o em mais partes móveis, proporcionando assim flexibilidade e absorção de impactos das estradas. O objetivo central do modelo Full é o conforto ao ciclista e melhora no desempenho e dirigibilidade.

Para as competições do mountain bike profissional, o desempenho é o fator central, transformando os impactos absorvidos em melhoria de pilotagem. Há muita discussão sobre o desempenho em relação aos modelos Hardtail e Full Suspension, mas para o uso amador, o que deve ser levado em conta é o orçamento disponível além do conforto esperado.

Conheça os modelos de bike mtb Full suspension que temos em nossa loja virtual e fique por dentro do que há de melhor no mundo MTB.

Índice

Material do quadro

Os quadros de mountain bike sofrem bastante com os tipos de estradas e por estarem expostos por longo períodos em atividades, requerem estruturas rígidas e duráveis, mas devem ser leves.

Entre os materiais disponíveis na fabricação dos quadros de mtb, encontramos o Ferro, Alumínio e a Fibra de Carbono.

Quadro de Ferro

O mais antigo dos modelos, era o principal material utilizado em todas as bicicletas. Além do peso maior que os novos de alumínio e carbono, a oxidação é um grande problema nas bikes com esses modelos de quadro de ferro.

Quadro de Alumínio

Quadro de Alumínio

Atualmente nas bicicletas o alumínio é o material mais utilizado na fabricação de quadros para a modalidade MTB. Com baixo peso e boa resistência, não possuem problemas com oxidação. Dominam as bikes disponíveis no mercado e são uma alternativa mais econômica ao de Carbono.

Quadro de Carbono

Quadro de Carbono

Os modelos de quadro fabricados em fibra de carbono possuem o menor peso atualmente, sendo o sonho de consumo de todo ciclista. Os quadros de carbono para mountain bike são isentos de oxidação, duráveis e muito leves. O seu custo elevado em comparação aos demais modelos o faz menos popular no MTB.

Nos quadros mtb de alumínio e carbono, é possível notar a diferença visualmente pelo seu design e formato de encaixe. As emendas dos tubos nos quadros de alumínio são mais visíveis, já nos modelos de carbono não aparecem, além do design mais moderno e clean.

Veja os quadros de carbono para mtb em nossa loja.

Índice

Componentes de uma Mountain Bike - MTB

Componentes e peças mtb

Os componentes de uma bike são peças, acessórios, cabos, parafusos e tudo o que compõe a bicicleta. São itens indispensáveis e importantíssimos para o bom funcionamento de todo o sistema.

Durante a sua pedalada, seja ela em trilha, prova ou passeio, não dá para ficar pensando em como cada peça da bicicleta vai funcionar ou se comportar. A qualidade, durabilidade e a manutenção são questões a se levar em conta na hora da escolha de sua mountain bike.

A maioria dos componentes de uma bike de montanha (MTB) são da marca Shimano (você pode ver a linha completa de itens da Shimano em nossa loja). Vamos explicar os componentes principais da bike: Transmissão, Freios, Cubos e Rodas, Suspensão e demais itens.

Não deixe de olhar e conhecer as peças de bicicleta em nossa loja!

A Transmissão de uma Mountain Bike

Todo esforço do ciclista nos pedais da bike são transformados em pura energia e transferidos para as rodas da bike colocando-as em movimento. Esse processo é possível pela transmissão de uma bike. Os componentes que formam a transmissão são compostos por: Trocadores de marcha, câmbios dianteiros e traseiros, pedivela, cassete, corrente e pedais.

Antes de entrar em cada um deles, vamos conhecer um pouco mais sobre a relação de marchas de uma bicicleta.

- Relação de marchas / velocidades

Relação de Marcha MTB

Para todo ciclista iniciante ou experiente, um dos fatores que primeiramente entram numa conversa quando se trata de comprar a bike é referente ao número de marchas ou velocidades de uma bike.

Essa discussão faz todo o sentido, pois dependendo da finalidade de uso da bicicleta a escolha por combinações adequadas vão facilitar a pedalada durante o trajeto. Mais velocidades (marchas) podem significar mais opções de troca, variando-se de marchas mais leves para as marchas mais pesadas.

Escolher mais ou menos marchas ao comprar uma bicicleta MTB requer mais análise e principalmente saber qual será o uso: mais subidas, mais descidas ou ambas, trajetos curtos, longos e além claro a aptidão física.

As bikes MTBs disponíveis para venda em nossa loja de bicicletas online são projetadas para atender bem a variação de marchas e servir bem em variados terrenos. Mas se mesmo assim, você ficar em dúvida, ou quiser mais detalhes técnicos para saber escolher um modelo de bike para comprar com a relação de marchas mais apropriada ao seu estilo, entre em contato com nossa equipe de especialistas que teremos o prazer em ajudá-lo.

- Trocadores de marcha

Trocador de Marcha MTB

Responsáveis pelo acionamento das trocas de marchas, possuem variações de modelos dependendo dos componentes que forem utilizados. Fixos no guidão ao lado das manoplas, possibilitam trocar marchas para mais leves ou mais pesadas sem a necessidade de tirar as mãos do guidão.

Os modelos para bikes MTB mais usados são os de acionamento pelo dedo polegar e pelo dedo indicador através de cliques, gerando uma troca. Há modelos mais básicos de 1 clique por marcha e também modelos mais avançados que permitem mais marchas no mesmo apertar de dedo.

Conheça os modelos de trocadores de marchas para mountain bike disponíveis em nossa loja MTB.

- Câmbio dianteiro

Câmbio dianteiro MTB

É o componente responsável por mudar a corrente de posição, de uma coroa para outra em uma bicicleta com 2 ou 3 coroas no pedivela. O mecanismo é acionado pelo trocador de marcha dianteiro, posicionado no lado esquerdo do guidão.

Nos modelos de 2 alavancas do trocador de marcha, com o dedo polegar se realiza a mudança subindo a coroa, ou seja, tornando a pedalada mais pesada, usada para maior velocidades. E ao usar o dedo indicador se reduz para a coroa menor, tornando a pedalada mais leve, ideal para subidas ou simplesmente para pedalar mais leve e devagar.

Escolha o câmbio dianteiro de sua bike em nossa loja de bicicleta online.

- Pedivela

Pedivela MTB

O pedivela de uma bike pode conter 1, 2 ou 3 coroas (engrenagens). Possui a função de transferir a energia gerada pelo movimento de pedalar do ciclista para a roda traseira. O tamanho de cada engrenagem e o comprimento da haste são de escolha de cada ciclista, deixando a pedalada mais customizada a cada gosto.

Acesse em nossa loja de bicicletas a categoria de pedivelas para mountain bike e veja os vários modelos para compor uma bike mtb.

Com a coroa menor no pedivela se tem maior facilidade para subidas, já a coroa maior permite uma maior velocidade. Para os modelos de 3 coroas, há uma maior escolha de pedalada, que com a combinação do cassete, pode-se ter a relação apropriada para cada tipo de terreno.

- Câmbio traseiro

Câmbio traseiro MTB

Responsável pela troca de posição da corrente nas engrenagens do cassete, o câmbio traseiro também é acionado pelo trocador de marcha, mas esse, acionado pelo lado direito do guidão.

Quanto mais engrenagens há no cassete, mais posições de troca pode-se fazer pelo trocador de marcha. Com vários modelos e linhas de câmbios traseiros para mountain bike, a combinação de engrenagens do cassete, mais as coroas do pedivela é que formam a quantidade de marchas ou velocidades de uma bicicleta.

Conheça os modelos de câmbios traseiros para mountain bike disponíveis na loja online.

- Cassete

Cassete MTB

O cassete é o componente traseiro da transmissão, formado por um conjunto de engrenagens, presas entre si e de tamanhos variados hierarquicamente, da menor para a maior e vice-versa. Para ver os modelos em nossa loja, acesse a categoria de cassetes para bike.

A sua função é a de permitir que a corrente, encaixada numa engrenagem, possibilite variações nas pedaladas do ciclista, possuindo o mesmo princípio das coroas do pedivela. Quanto menor a engrenagem, maior a força do ciclista na pedalada e maior a velocidade que se alcança, quanto maior a engrenagem, mais leve fica a pedalada, com menor velocidade de deslocamento. Ideal para subidas.

A combinação de engrenagem maior no cassete com a menor no pedivela, se obtém a relação mais leve da bike e o contrário, se obtém a relação mais pesada.

- Corrente

Corrente MTB

A corrente da bike é formada por um conjunto de elos metálicos e tem a função de ligar a coroa do pedivela com a engrenagem do cassete. Responsável por transferir a energia da rotação do pedivela para o cassete.

Há vários modelos de correntes para as mountain bikes. Dependendo do tipo de cassete, câmbios e pedivela, existem correntes apropriadas.

Dica: a troca da corrente a cada 2mil kms é recomendada pelos fabricantes, pois os
elos gastam com o tempo e a corrente cede, provocando desgaste no cassete e
pedivela. A troca da corrente por mais vezes, vai fazer com que se economize na
troca de componentes mais caros.

Veja os modelos de correntes para bike mtb disponíveis em nossa loja online.

Imagem banner sobre artigo de Lubrificar e Limpas a bike


- Pedal

Um dos itens em que o ciclista fica em contato constante, os pedais de bike são fundamentais para a garantia de transferência de energia para o pedivela. Na modalidade mountain bike é comum usar pedais com clipe, são os modelos que usados com uma sapatilha especial possuem uma trava prendendo a sapatilha ao pedal.

O uso de sapatilhas e pedais de clipe melhoram a pedalada, aumentando a eficiência e desempenho. Para ciclistas iniciantes, aconselha-se ganhar experiência no mountain bike em trilhas, “estradões”, para depois fazer uso dos pedais de clipe.

Visite nossos departamentos de MTB para conhecer os modelos de sapatilhas para mountain bike e de pedais mtb.

Sistema de Freios MTB

Nas bicicletas mountain bikes, os freios são componentes importantíssimos. Na sua maioria, as bikes mtb são montadas com sistema de freio a disco, que possuem uma frenagem muito mais segura, suave e maior durabilidade.

No sistema completo, os freios de uma bike são formados por: manetes acoplados no guidão e o sistema nas rodas, podendo ser de disco ou o modelo V-brake.

- Manetes de freio

Manete Freio MTB

Os manetes de freio devem seguir o conjunto do sistema, manetes para freios do tipo v-brake e manetes para freio a disco mecânico ou hidráulico.

- V-brake

O sistema de freio do tipo v-brake possui seu funcionamento baseado na fricção de 2 pastilhas no aro da bike. Esse sistema é o mais comum e seu grande diferencial está no baixo custo.

Sua frenagem é satisfatória, mas em comparação aos modelos a disco, são muito inferiores. Para dias de chuva ou trilhas com trechos em água, o sistema fica prejudicado na qualidade de frenagem.

- Freio a disco hidráulico

Freio a disco hidráulico

No sistema de freio a disco hidráulico o acionamento do mecanismo é feito ao acionar o manete no guidão que através de um duto de óleo faz com que as pinças sejam acionadas e pressionam o disco em movimento. Atualmente esse modelo hidráulico é o preferido pelos ciclistas, pela sua qualidade e baixa manutenção.

Conheça os modelos que selecionamos para as bikes mtb dos melhores freios a disco hidráulico para mountain bike.

- Freio a disco mecânico

Freio a disco mecânico

No sistema de freio a disco mecânico, os discos são freados através do acionamento das pinças por um cabo de aço, semelhante ao acionamento dos tradicionais freios por cabo de aço. Mesmo sendo por cabos, esses modelos possuem uma frenagem mais segura e suave do que os modelos v-brake.

Esses modelos de freios a disco com acionamento mecânico possuem um custo mais baixo que os modelos hidráulicos.

Aproveite e leia nosso artigo sobre Qual freio escolher para sua bike e fique sabendo todos os detalhes. Clique na imagem abaixo e confira!

Imagem artigo Qual freio escolher

Cubos e Rodas

As rodas da bike MTB são formadas por pneus, câmaras de ar, aros, raios e cubos. Algumas rodas MTB não possuem câmaras de ar com o objetivo de reduzir peso e ainda evitar os furos tradicionais, usando-se para isso o líquido selante, um líquido especial para vedar furos.

- Rodas

Rodas MTB

As rodas na modalidade mountain bike podem ser de 26, 27.5 ou 29 polegadas. Atualmente as mais requisitadas são as de rodas com aro 29 polegadas, seguidas pelas rodas 27.5, já as de modelo 26” quase não se encontra mais para consumo.

Os aros em sua maioria são feitos de alumínio e possuem modelos para usar com ou sem câmaras de ar. Os raios geralmente de alumínio para as mountain bikes, podem ser em maior quantidade ou menor, dependendo do modelo proposto na composição da roda.

- Cubos

Cubos MTB

Os cubos nas rodas de uma bicileta MTB são projetados para suportar os impactos e fornecer o equilíbrio do conjunto da roda. Possui um eixo e a roda gira em seu mecanismo. É no cubo da roda de uma MTB que se encaixa a blocagem, sistema de aperto da roda na bike, facilitando assim a retirada e colocação das rodas, tanto na suspensão dianteira quanto no quadro da bike.

Pneus

Os pneus para bicicletas de montanha - mtb tem papel fundamental no uso, seja para garantir uma boa aderência ou mesmo para evitar possíveis furos. Ao escolher um pneu mtb para sua bike, a primeira ação é saber qual o tamanho do aro, 26, 27.5 ou 29 polegadas.

A largura do pneu da bike é outro fator que depende muito de como cada ciclista gosta em sua bike. Os modelos mais estreitos são geralmente mais leves e deixam a pedalada mais dura, passando o impacto das estradas para a bike. Já os modelos mais largos proporcionam um maior conforto e maior aderência. Atualmente os modelos de pneus mtb mais usados são os de largura 2.2 a 2.4 polegadas.

Já no que se refere a banda de rodagem, parte do pneu da bike que fica em contato com o solo, há inúmeros modelos para bikes de mtb com desenhos diferenciados. Uns para maior velocidade, outros para maior aderência e outros que podem ter a junção entre velocidade e aderência.

Vários pneus de mtb são próprios para o uso sem a câmara de ar, que com o uso de líquidos selantes garantem a vedação de pequenos furos sem vazar o ar, evitando que o pneu da bike esvazie. Outro fator importante sem o uso da câmara de ar na bicicleta é o fato de que se reduz peso e melhora-se o desempenho.

Conheça a seleção de pneus mtb em nossa loja online. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso time.

Chamada para artigo sobre Selantes de pneus Bike

Suspensão para mtb

Suspensão para mtb

Nas bikes de MTB a suspensão dianteira é parte fundamental. Responsável por absorver os impactos e devolver em formato de desempenho ao ciclista. As suspensões para mtb além de serem dianteiras, podem vir no quadro da bike, as chamadas full suspension.

Com vários modelos de suspensões, passando do mais simples ao mais sofisticado de regulagem a ar e por acionamento e trava no guidão, as suspensões são indispensáveis numa MTB.

As suspensões no quadro de uma bike mtb possuem a mesma função das suspensões dianteiras, a de absorver os impactos e estabilizar a pilotagem ao ciclista. A grande diferença está no seu formato, que precisa ter o desempenho para a roda traseira, que gera muito mais impacto do que a roda dianteira.

Veja as suspensões dianteiras para mtb em nossa loja de bikes online. Cada uma com particularidades e tecnologias.

Demais componentes

- Selim

Selim MTB

Componente de fundamental importância para a saúde, pois é um ponto de contato do ciclista com a bike. A escolha de um selim adequado para cada biotipo é de extrema importância, com a escolha certa se evita dores e possíveis lesões.

A ajuda de um profissional especializado em ciclismo vai lhe possibilitar a compra do selim adequado.

Conheça os vários modelos, preços, formatos e benefícios dos selins para mtb em nossa categoria de selins para mtb.

- Canote de selim

Canote de Selim MTB

É o componente responsável pela fixação do selim ao quadro da bike. Também possui uma altura ideal a ser ajustada de acordo com cada biotipo físico de ciclista.

Ao comprar sua bike MTB, leve em consideração todas as medidas necessárias ao seu corpo e evite problemas de saúde ou baixa performance. Procure um profissional especializado em BikeFit para ter sua bike sob medida ao seu corpo.

Para ver os canotes adequados ao mountain bike, acesse nossa loja de peças de bicicleta.

- Suporte de guidão

Mesa de guidão

Também conhecido como mesa ou avanço do guidão, o suporte de guidão é o componente que fixa o guidão da bike ao sistema de direção.

Também é passível de medida e pode ajudar muito na regulagem adequada para acertar a bike ao corpo do ciclista. Para ver produtos de suporte de guidão, acesse a categoria de mesas para bike.

- Guidão

Guidão MTB

Componente em formato de tubo reto, ligeiramente curvado nos modelos de bicicletas para Mountain bike, fixo no suporte de guidão. É o responsável por permitir ao ciclista conduzir a direção da bike. Possui vários modelos com tamanhos e alturas diferentes, também é visto com muito cuidado pelos especialistas na hora de ajustar as medidas e proporcionar um encaixe adequado.

Os guidões de mtb estão disponíveis em nossa loja online, confira e saiba mais sobre as opções para sua bike mtb.

- Manopla

Manopla MTB

Um componente fixado nas extremidades do guidão, permite ao ciclista acomodar as mãos com firmeza e segurança, facilitando a direção e firmeza em estradas irregulares.

Índice

O tamanho da bike deve influenciar na minha compra?

Sim. Devemos levar em conta que uma bike é igual a um calçado, há um tamanho da bike exato correspondente ao seu tamanho. A escolha para comprar uma bicicleta deve obrigatoriamente passar pela escolha dos modelos em que possuem o tamanho ideal para você.

Como a modalidade Mountain bike surgiu nos estados Unidos, e por isso até hoje aqui no Brasil as medidas são em polegadas. Então fique atento na escolha, o tamanho da bike MTB é em polegadas.

Mas que medida é essa na bicicleta?

Na realidade a medida que devemos tomar como ponto de partida é o tamanho do quadro da bike mtb. Independente do tamanho da roda, seja de 26, 27.5 ou 29 polegadas. Cada quadro possui um tamanho com a medida adequada ao ciclista.

Na maioria dos casos, você pode apenas consultar essa tabela de medidas para comprar uma bike. Basta saber a sua altura e assim localizar qual o tamanho ideal para você. Note que no Brasil usamos as medidas em centímetros e metros, nos EUA a medida é em polegadas, portanto ache sua medida normal, que na tabela terá o tamanho do quadro da sua mtb em polegadas.

Tabela de referência para saber qual tamanho de bike comprar:

Altura Média do Ciclista (m) Tamanho de quadro MTB (polegadas)
1,50 – 1,60 14
1,60 – 1,70 16
1,70 – 1,80 17 ou 18
1,80 – 1,90 19 ou 20
1,90 - 21 ou 22

Para uma pessoa de 1,75m o tamanho do quadro da bike de mtb pode ser de 17 ou 18 polegadas.

Um detalhe muito importante na escolha de componentes de sua bicicleta, é saber exatamente qual a sua finalidade: lazer, trabalho ou competições. A Fizik, marca fabricante de componentes de alto desempenho para bicicletas, desenvolveu um sistema para adequar os componentes ao biotipo de cada ciclista, seja ele profissional ou amador.

 

Leia nosso artigo sobre o sistema Spine Concept da Fizik e entenda de que forma é possível escolher um selim, guidão, canote de selim adequado ao seu biotipo e com isso ter melhor conforto e performance. Clique na imagem abaixo e siga para o artigo. Aproveite!


Imagem Artigo Fizik Spine Concept

Índice

Conclusão

Para a escolha correta de sua nova bike mtb você precisa se ater a algumas situações que farão da sua decisão a economia adequada com um ótimo investimento.

Claro que, a ajuda de especialistas é um bom caminho para evitar dores de cabeça, podendo evitar compras inadequadas relativas a questões técnicas bem como evitar o gasto de dinheiro.

Siga as orientações abaixo e tenha certeza de um ótimo investimento:

  • Defina o seu objetivo, o que lhe motivou ter uma bike: passeio, trilha, pedal longo, estrada de terra ou asfalto. Com isso você já vai direcionar para modelos apropriados. Aqui em nossa loja online, fica fácil navegar pelas categorias e filtros, apresentando os modelos da sua escolha;
  • Agora que já decidiu a finalidade do uso de sua bike, é indispensável que saiba o tamanho ideal da bike para você. Essa medida é encontrada pela sua altura, evitando assim que não erre na hora de comprar a bike. Use a nossa tabela de referência para saber as medidas exatas;
  • Após saber qual finalidade da bike e conhecer o tamanho ideal para o seu biotipo, vem a questão de recursos financeiros. Tenha em mente quanto de recurso pretende investir. A escolha por bikes prontas, com componentes que permitam a sua evolução por mais tempo se tornam mais vantajosas do que iniciar com uma bike abaixo do que pretende, pois a troca de componentes e atualizações para aumentar o nível da bike somam no final valores maiores;
  • Com tudo na mão, agora basta apenas escolher a bike que você mais gostar. Note que há muitos modelos de bikes, e isso pode dificultar a sua escolha, nesse caso, peça orientação aos nossos especialistas. Teremos o maior prazer em lhe orientar e definir a melhor escolha para você.

Boas compras!

Índice

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

                                                  Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.
 

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados