(47) 3521.7182
Faça
Banner Principal Guia de compras: Ferramentas para bike

Guia de compras: ferramentas para bike

Conheça as principais ferramentas para manter a sua bicicleta sempre limpa e ajustada. Compartilhe!

 

Introdução ao Guia de ferramentas

As ferramentas para bicicletas muitas vezes passam despercebidas. Mas com as bikes cada vez mais sofisticadas, com componentes e tecnologias inovadoras, arriscar o uso de ferramentas mais baratas pode sair bem mais caro do que se imagina.

Independente do motivo pelo qual você se interesse pela manutenção da sua bicicleta, você vai precisar de ferramentas que permitam um bom ajuste no trabalho. Esses ajustes e consertos podem variar de ferramentas simples para lidar com a maioria das situações que você provavelmente encontrará ao andar, para uma caixa ou oficina empacotada com ferramentas específicas da tarefa para todas as ocasiões.

Ao comprar ferramentas, também vale ficar de olho, pois as ferramentas baratas têm uma vida útil limitada e são fabricadas com materiais inferiores. Na maioria das vezes podem quebrar, ou pior, danificar sua bicicleta.

Já as ferramentas de boa qualidade são construídas para durar, e sua composição em materiais de melhor qualidade podem tornar mais caras, mas devem ser vistas como um investimento a longo prazo.

Com esse nosso guia, citamos algumas das ferramentas mais utilizadas no ciclismo, que o ajudarão a montar sua coleção ou oficina. O que aconselhamos é você ter sempre em mãos algumas ferramentas comuns para lidar com emergências durante a pedalada, bem como as essenciais para uma oficina bem abastecida.

Importante dizer: A indústria do ciclismo usa uma enorme variedade de padrões diferentes no design e ajuste de componentes de bicicleta, com vários padrões distintos, geralmente comuns com peças específicas. Sendo assim que muitas partes, funcionam apenas com ferramentas específicas.

Para ver as principais ferramentas para bike, acesse nossa loja online de ferramentas para bike, ou escolha qual ferramenta deseja ver clicando nos links abaixo:

Confira as melhores Ferramentas para levar durante a sua pedalada

Aproveite e veja as Ferramentas para montar sua oficina

Índice

Canivetes para bike e ferramentas multiuso

Imagem Canivete Multiuso

Com tantos parafusos, porcas e componentes numa bicicleta, ter a ferramenta adequada que atenda a todas opções com qualidade é uma tarefa que precisa de algum planejamento.

É importante definir para qual situação você deseja usar as ferramentas. Se for para levar junto em sua pedalada, o mais importante é conseguir uma versatilidade maior sem ter que levar uma mochila cheia de ferramentas.

O uso dos canivetes para bike são os mais indicados. Sendo desenvolvidos especialmente para consertos e ajustes rápidos, são de tamanho e peso reduzidos que facilitam no pedal.

Já os modelos do tipo de uso geral, como alicates, medidores de desgaste de corrente, chaves de movimento central, suspensão e na transmissão, são ferramentas indicadas para usar em sua própria oficina.

Com tantas opções no mercado, escolher os modelos mais indicados podem parecer tarefa difícil, mas nossa dica é você ver o tipo de ferramenta e qual finalidade ela atende.

Dica: Tenha um kit de ferramentas para levar junto na sua pedalada e mantenha outras principais ferramentas em casa, para ajustes e consertos mais delicados.

Abaixo destacamos alguns modelos para você usar em sua bicicleta:

Índice

Ferramentas para bike de uso geral

Há inúmeros modelos de ferramentas para bicicletas. Uma boa dica que aconselhamos aos nossos clientes é de sempre escolher modelos adequados às suas necessidades. Se a sua bike possui componentes de alto desempenho e valor, o uso de chaves de melhor qualidade passa a ser indispensável.

Muitas opções no mercado de ferramentas para bike podem se tornar investimentos demasiados quando usados uma única vez. Portanto, uma boa alternativa é o uso de chaves para bike de uso geral, mas que supram as necessidades com eficiência.

Destacamos algumas ferramentas para bike de uso geral abaixo:

Chaves Allen

Imagem Chaves Allen

Esse modelo, geralmente vendido em conjunto de chaves, é do tipo hexagonal em tamanhos diferentes de 2, 2.5, 3, 4, 5, 6 e 8mm. Com sua variação de tamanhos é uma ótima pedida para se ter em sua própria oficina. A multiplicidade de partes diferentes na sua bicicleta pode ser atendida em grande parte por essa ferramenta Allen.

Claro que alguns componentes da bike precisarão de outras ferramentas, mas coloque as chaves allen para bikes em sua lista de itens indispensáveis.

Ferramenta Torx

Imagem Ferramenta Torx para Bike

Uma ferramenta do tipo Torx possui um formato diferente para as cabeças dos parafusos, sendo uma estrela de 6 pontas.

Encontrado nos parafusos que prendem a maioria dos rotores de freio a disco ao cubo da roda. Uma chave Torx é indispensável para você ter na sua oficina.

Veja os modelos de ferramentas torx em nossa loja.

Tipos de parafusos

Imagem cabeças de parafusos

(a) Fenda, (b) Chave Phillips ou Chave Estrela, (c) Pozidriv, (d) Torx, (e) Allen, (f) Robertson, (g) Tri-Wing, (h) Torq-Set, (i) Spanner

Os modelos mais utilizados numa bike são os parafusos e porcas do tipo Allen e Torx. Abaixo destacamos os modelos de cabeças de parafusos no mercado.

Chave de pedal

Imagem Chave de pedal para bike

A maioria das bikes possuem pedais que requerem uma chave de boca tamanho 15mm, com alguns modelos vendidos ajustando tamanhos de 14mm também. As chaves de pedal são mais finas que as chaves normais de boca, justamente para que possam deslizar entre o pedal e o pedivela com maior facilidade para não arranhar os componentes.

Esse modelo de chave não possui segredos em seu uso. São simples no modo de usar e com cabos mais alongados para tornar o manuseio mais leve.

Veja os modelos disponíveis em nossa loja para as chaves de pedal.

Chave de torque ou torquímetro

Imagem Chave Torquímetro para bike

Uma ferramenta própria para não deixar a força excessiva empregada danificar as peças. O torquímetro possui um sistema de trava, evitando que se aperte demais as peças, evitando-se assim seu estrago. Nas bicicletas atuais, a tecnologia está cada vez mais presente, a redução de peso e melhoria da qualidade fez com que os ajustes sejam cada vez mais precisos e na força certa, como componentes na fibra de carbono e hastes, que necessitam do aperto não exagerado.

As tolerâncias de aperto são projetadas para serem específicas e não suportam força extra sem danificar. Enquanto os parafusos com aperto insuficiente correm o risco de soltar, o aperto em excesso pode resultar facilmente em estragos nas peças.

Dica: Hoje em dia, os manuais dos proprietários para a maioria das peças contêm uma lista de configurações de torque recomendadas.

Cortadores de cabos

Imagem Cortadores de Cabo

Um bom cortador de fio é indispensável para um corte limpo das extremidades dos cabos de freio, dando um bom acabamento. conhecido como alicate de corte, alguns modelos são ideais para uso nos cabos de aço das bikes.

Escolha sempre os modelos indicados para bikes, como por exemplo os alicates das marcas Shimano PRO, Super B e IceToolz.

Índice

Ferramentas para transmissão, corrente e cassete

As ferramentas para manutenção na transmissão da bike incluem modelos para remoção de cassete, ferramenta auxiliar de remoção, ferramentas de corrente (também divisor de corrente) e ferramenta de medição de desgaste de corrente entre outras.

Seja para montar sua oficina ou ter em sua casa, quem gosta de dar uma geral na bicicleta, as ferramentas para a transmissão da bike possuem muitas variações de materiais e modelos, que por consequência variam de preços.

Destacamos as principais com sua finalidade abaixo:

Ferramentas de remoção do cassete

Imagem Ferramentas remoção do cassete

Encaixa no centro do cassete e permite que você afrouxe o cassete. Note na imagem acima que essa ferramenta de cassete é feita como um pequeno soquete usado em conjunto com uma chave normal, ou se preferir com modelos de ferramenta completa. Você também precisará de uma ferramenta auxiliar de corrente para remover o cassete.

Ferramenta auxiliar para extração de cassete

Imagem Ferramenta auxiliar para extração de cassete

Uma ferramenta de metal com um comprimento de link de corrente, cujo objetivo é segurar o cassete de forma segura e evitar que ele gire enquanto se solta a trava do cassete.

Ferramenta de corrente

Imagem Ferramenta para Corrernte da bike

Desenvolvida para abrir e fechar correntes, com um parafuso roscado que exibe os links de corrente. geralmente nessas ferramentas os alicates de ligação também estão disponíveis para ajudar a juntar correntes.

Os modelos de correntes Shimano exigem que um rebite especial seja remetido depois de terem sido divididos, por isso tenha junto com seu kit de manutenção uma emenda Shimano para reposição.

Ferramenta de medição do desgaste da corrente

Imagem Ferramenta Medição desgaste de corrente da bike

O medidor de desgaste da corrente de bicicleta indica o quanto sua corrente se esticou, facilitando saber quando é hora de substituí-la.

Pode parecer desnecessário, mas saber a hora que a corrente desgasta você poderá economizar dinheiro a longo prazo, pois impedirá que sua corrente chegue ao ponto em que começa a danificar os outros componentes da transmissão, como coroas do pedivela e o cassete.

Os fabricantes indicam a troca da corrente da bike por volta de 2mil kms de uso. Mas dependendo da forma de uso, manutenção e limpeza, o desgaste pode ser antes ou depois.

Índice

Ferramentas para rodas e pneus

As ferramentas essenciais para a manutenção de suas rodas e pneus incluem chaves de cone, alavancas de pneus, chaves de falha e um gabarito de roda ou suporte de trutas.

Chaves de cone e cubos

Imagem Chaves de Cubos para Bike

Essas chaves são especiais para ajustar os rolamentos estilo "copo e cone" mais antigos nos cubos das rodas (muitas bikes e rodas mais novas agora usam rolamentos de cartucho).

As chaves de cone para bicicletas são mais finas do que as chaves normais, justamente para ajustar as porcas do cone. Você precisará de duas chaves destas para fazer a manutenção, pois as porcas devem ser apertadas uma contra a outra.

Os tamanhos geralmente variam de 13 a 17mm. Verifique seu componentes para determinar se você está com o tamanho adequado.

Chave de raio

Imagem Chave de Raio

A chave de raios é uma pequena ferramenta para apertar ou afrouxar os raios. O ajuste da tensão dos raios servem para que a roda se torne um círculo perfeito sem qualquer "bamboleio". Centrar a roda é fundamental para um bom desempenho da bike.

Espátula para pneu de bike

Imagem espátula para pneu de bike

As espátulas para pneus parecem itens simples e dispensáveis, mas para tirar o pneu fora do aro e efetuar a troca da câmara de ar.

Uma ferramenta simples, mas procure exemplos de boa qualidade - as alavancas de plástico baratas podem bater sob pressão, enquanto as alavancas de aço podem danificar suas jantes.

Gabarito para roda de bike

Imagem Gabarito para alinhamento de roda de bike

Se você deseja montar sua roda de bike do zero, colocando os cubos, raios e aro, vai precisar centrar a roda para deixá-la alinhada. Para essa atividade você precisará da ferramenta chamada Gabarito para Roda de bike.

Com esta ferramenta você poderá montar os raios nos cubos e no aro, formando a sua roda de bike. Essa ferramenta facilita a montagem da roda e também ideal para ajustar as rodas.

Conclusão

Tenha em sua casa as principais ferramentas próprias para bicicleta e além disso, lembre-se de levar um kit de ferramentas na sua pedalada.

O uso de ferramentas adequadas para bike é de extrema importância. Se a sua bike for com peças em carbono, câmbios e sistemas mais sofisticados e precisos, dê preferência por ferramentas de maior qualidade.

Investir em boas ferramentas é garantir de que a manutenção de sua bike seja feita com qualidade. Claro, caso você fique na dúvida de como efetuar o conserto, não insista. O ajuste e conserto da bike deve ser sempre efetuado por um profissional especializado no assunto.

Compartilhe!

 

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

                                                  Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados