(47) 3521.7182
Faça
Banner Principal Lubrificando e limpando a bike

Lubrificando e Limpando a bike

Produtos para limpar e lubrificar a sua bike aumentando a vida útil dos componentes. Compartilhe!

 

A importância de limpar a bike

Para que você possa manter sua bike sempre em dia, prolongando a vida útil dos componentes, uma boa limpeza seguida de uma lubrificação é fundamental.

Mas a limpeza deve ser cuidadosa, principalmente nos componentes que possuem movimento na bike, como câmbios, corrente, cassete, coroas do pedivela e pedais, que acumulam poeira. O acúmulo de sujeira e poeira aumenta o desgaste das peças e componentes da bike, diminuindo o tempo de vida.

Uma corrente muito seca e suja irá sobrecarregar muito mais rápido o cassete e coroas do que uma corrente limpa e bem lubrificada. Ainda poderá resultar em um desempenho de mudanças de marchas deficiente, com ruídos fortes e lentidão na troca.

Dê uma boa olhada nos lubrificantes de boa qualidade, eles podem ser mais caros, mas o uso regular de um lubrificante de qualidade resultará em economia a longo prazo, pois protegem os componentes de maneira correta, diminuindo o desgaste e evitando a troca das peças de sua bike antes do tempo recomendado pelos fabricantes.

Quanto aos desengraxantes e limpadores de bike, formulados especialmente para os componentes da bicicleta, possuem a função de eliminar o lubrificante antigo e sujo (acumulado de poeira e sujeira) da transmissão e componentes da bike.

Vamos falar um pouco sobre os lubrificantes e desengraxantes, ideais para uma boa limpeza da bike.

Índice

Óleos, graxas e lubrificantes para bike


Imagem Óleos, graxas e lubrificantes para bicicletas

Como mencionado anteriormente, os lubrificantes de bike são desenvolvidos para que as partes móveis da sua bicicleta tenham um bom funcionamento.

Para uma boa lubrificação é fundamental que todas as partes importantes da bike sejam bem lubrificadas, incluindo a transmissão (corrente / coroas do pedivela / cassete), pontos de articulação (pivôs de freio, pivôs de suspensão, pivôs do desviador), cabos e pedais sem clipe.

Links para os produtos da categoria lubrificantes e produtos de limpeza---->>>>>

Índice

Lubrificantes para bike


Imagem Lubrificantes para bike

Os lubrificantes ajudam a evitar o atrito entre as partes móveis da bike, como a corrente, cassete, roldanas do câmbio, coroas do pedivela, cabos, etc.

A principal função é a de que se evite o desgaste prematuro das peças, prolongando ao máximo sua vida. Outro detalhe importante é a proteção contra a ferrugem.

Os óleos lubrificantes penetram profundamente nas partes móveis da corrente e demais componentes e fixam-se ao metal, criando uma camada protetora.

O lubrificante de bike é tipicamente constituído por um fluído transportador composto por partículas que agem para reduzir a fricção das partes em contato.

Veja os lubrificantes de bike ---->>>>>

Existem três tipos principais de lubrificantes: molhados, secos e de uso geral.

Índice

O lubrificante molhado para bike


Imagem Lubrificantes molhados para bike

É projetado para trabalhar em condições úmidas e apresentam um fluido transportador com maior viscosidade. Isso significa que eles permanecem molhados quando aplicados na corrente, e se fixam melhor, sendo menos propensos a serem lavados.

A desvantagem de lubrificantes úmidos de bike é que eles tendem a pegar sujeira mais facilmente do que lubrificantes secos, eventualmente cobrindo sua corrente e transmissão naquela pasta preta de moagem.

Use esses modelos úmidos de lubrificantes para bike em condições de tempo e estradas molhadas. O uso desse tipo molhado requer uma manutenção e limpeza mais frequente do que os lubrificantes secos.

Dica para aplicar lubrificantes na bike:

O segredo está em permitir que o lubrificante penetre nas partes móveis internas da bike, portanto, não exagere no uso. Uma ou duas gotas de óleo lubrificante para bike em cada engrenagem do câmbio e na corrente devem ser suficientes. Deixe por algum tempo para espalhar bem antes de usar, limpe qualquer excesso e pronto!

Links para os lubrificantes do tipo molhado para as bikes ---->>>>>

Índice

O lubrificante seco para bike


Imagem Lubrificantes secos para bike

São feitos com um fluido transportador mais fino que se evapora após a aplicação, deixando as partículas que reduzem a fricção no lugar aplicado.

Os lubrificantes secos funcionam bem em condições secas e empoeiradas, pois protegem e lubrificam sua corrente evitando o acúmulo demasiado de poeira, atraído pelo óleo.

Esse tipo de lubrificante seco para bike pode ser lavado facilmente.

Dica para uso de lubrificantes secos para bike: Para tirar o melhor proveito de lubrificantes secos, aplique uma camada em uma corrente limpa e deixe secar. Em seguida, aplique outro e deixe secar novamente.

Links para os lubrificantes secos para bicicletas ---->>>>>

Índice

Os lubrificantes de uso geral


Imagem Lubrificantes bike de uso geral

Como o nome sugere, unem os efeitos dos tipos úmidos e secos, são adequados para condições gerais. Ideais para ciclistas que simplesmente não desejam investir demais (um óleo de propósito geral, como 3 -in-1 é um lubrificante típico de todos os fins). Eles vão lubrificar sua corrente, mas sem as vantagens específicas de condição descritas acima nos tipos molhados e secos acima. Esse modelo exigirá uma reaplicação e limpeza com maior frequência do que os demais.

Lembre-se de que é possível sobre-lubrificar sua corrente. Esse excesso de lubrificação de corrente bike eventualmente se transforma numa substância preta e pegajosa, pois atrai partículas de sujeira.

A frequência para aplicar o lubrificante depende de quanto você anda e em que condições, mas se a sua corrente estiver fazendo muito barulho ou mostrando evidências de corrosão, lubrifique-a. Entretanto, se estiver aplicando continuamente, se torna uma pasta oleosa, é aconselhável limpar e aplicar o lubrificante.

Um último cuidado ao lubrificar sua bike, certifique-se de não lubrificar as pastilhas de freio, discos de freios e qualquer componente que não é passível de lubrificação. Para tanto, converse com seu mecânico ou leia as recomendações dos fabricantes para cada componente de sua bike.

Links para os lubrificantes de bike para uso geral ---->>>>>

Índice

Graxa


Imagem graxa para bike

A graxa para bike é um tipo de lubrificante mais denso, mais espesso que o lubrificante de bike normal. A graxa é muito usada para as partes mais internas das peças e componentes, como rolamentos do eixo do pedal e do próprio pedal, rolamentos do suporte inferior - para mantê-los rodando suavemente.

A dica para a bike sempre em dia é que os rolamentos não-selados devem ser periodicamente desmontados, limpos e engraxados com graxa fresca.

Um pouco de graxa também em muitas peças roscadas da bike, como parafusos de haste, parafusos de rotor de disco, etc.

O uso da graxa em rolamentos e componentes mantém tudo girando suavemente e ainda ajuda a bloquear a entrada de água. Muito comum no ciclismo, a graxa de bicicleta é um produto bem aceito.

Dica: Seja qual for a graxa que você escolhe usar, tenha cuidado para não exagerar no uso, pois excesso de graxa irá atrair sujeira como um ímã. Limpe todo o excesso depois de terminar a lubrificação.

Links para as graxas de bike ---->>>>>

Índice

Óleo de Suspensão


Imagem Óleo de Suspensão para bike

Além dos tipos de lubrificantes e graxas para bike listados anteriormente, existem vários produtos de lubrificação para aplicações bem específicas na bike. O óleo de suspensão para bike, sendo dianteiras ou bike full suspension é um deles.

Este óleo é usado dentro da suspensão da bike onde mantém os componentes internos lubrificados para uma operação suave e livre de fricção.

O óleo da suspensão com o tempo fica sujo e perde sua funcionalidade. A sua substituição regular ajudará a prolongar a vida da suspensão da bike, além de manter o melhor desempenho sempre.

Para saber exatamente qual óleo lubrificante usar em sua suspensão para bike, consulte o manual do fabricante ou converse com um mecânico de confiança.

Links para os óleos de suspensão ---->>>>>

Índice

Graxa de carbono


Imagem graxa de carbono para bike

A graxa de carbono é similar na sua aparência à graxa de bike convencional, mas ela é desenvolvida para trabalhar no oposto disso. Usada especificamente em componentes de fibra de carbono, como guidões, canotes, mesas de guidão, sua função é melhorar a aderência entre as superfícies em contato.

O uso da graxa de carbono ajuda a evitar o risco de excesso de aperto, o que danifica a fibra de carbono e também evita que as peças escorreguem sob pressåo.

Links para as graxas de carbono---->>>>>

Índice

Limpeza de sua bike


Imagem limpeza da bike

Para a limpeza geral da bike, existem dois grandes grupos de limpadores de bike que destacamos: desengraxantes que agem para eliminar graxa e resíduos de graxa com sujeira antiga das partes móveis; e limpadores gerais que são usados ??para limpar quadro, rodas, etc.

Embora se ache correto a limpeza profunda na bike, deve-se evitar lavar com água abundante muitas vezes, pois a água penetra nos componentes internos da bike, levando a sujeira junto. O que parece ser uma limpeza perfeita pode acabar em danificar sua bicicleta.

Índice

Desengraxantes e Limpadores de bike


Imagem desengraxante e limpadores de bike

As peças de transmissão: correntes, cassetes, coroas do pedivela, câmbios e etc devem ser limpas antes de qualquer lubrificante ser aplicado. Em caso de lama seca, pode-se escovar com uma escova semi-rígida e o restante com um pano limpo e seco. Isso deve ser feito com regularidade para aumentar a vida útil dos componentes de sua bike.

Geralmente o líquido desengraxante é composto por um material forte, assegure-se de mantê-lo longe das partes que não podem receber o líquido. Não pulverize aleatoriamente, use uma escova ou um pano para se aplicar onde é necessário, deixe-o fazer o efeito e limpe. Você pode usar um pano para limpar uma corrente desengordurada ou uma mangueira para enxaguar, mas tenha cuidado. Nunca dirija lavadoras de alta pressão ou jatos de mangueira diretamente nos rolamentos, pois podem lavar a graxa.

Há desengraxantes para bicicletas que podem ser usados em todas as partes, verifique sempre as instruções de uso para evitar maiores problemas.

Para a limpeza da corrente, você também pode comprar limpador de corrente para bike, que consiste numa pequena caixa de plástico que se encaixa em torno da corrente e contém uma série de rolos e escovas.

Enche-se a caixa com o líquido desengraxante e roda-se a corrente através do dispositivo e o resultado é uma corrente limpa.

A vantagem do uso desse limpador é que pode-se facilmente limpar a corrente sem sujar-se ou ter respingos de sujeira.

Links para a categoria Produtos de limpeza ---->>>>>

Índice

Conclusão

Quando falarmos de manutenção numa bicicleta, devemos considerar a sua limpeza e lubrificação. Isso porque com essa manutenção pode-se prolongar a vida útil dos componentes e manter um bom funcionamento durante as pedaladas.

Siga as instruções dos fabricantes da bike e seus componentes, evitando danificar ou diminuir a vida útil da mesma, o uso de produtos adequados, desenvolvidos para a bike é fundamental. evite usar óleos, graxas e limpadores que não foram feitos para as bikes.

Índice Compartilhe com seus amigos!
 

Balão de comentários Deixe seus Comentários!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

                                                  Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados