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QUAL FREIO ESCOLHER PARA SUA BIKE

Saiba como funcionam os freios de bike e escolha o conjunto ideal para sua bike.



Imagem qual freio escolher para sua bike Compartilhe!

Um dos itens mais importantes no conjunto de uma bicicleta é o sistema de freios. Muitas vezes despercebido pela maioria dos ciclistas, esse item indispensável pode ser a chave entre segurança e durabilidade.

Aqui neste guia você vai encontrar informações para compreender como funcionam os freios para bike, seus diferentes modelos e modalidades do ciclismo. Esse texto é uma breve introdução para lhe ajudar a entender melhor e decidir qual freio usar em sua nova bike. Boa leitura!

Os freios de bike

Imagem freios de bike

Com vários modelos e tecnologias diferenciadas é fácil se perder em tantas opções e sistemas. Mas vamos abordar os 2 sistemas principais para as bicicletas: os Freios nos aros e os Freios a disco.

Freio para uso nos aros da bike

Como o próprio nome já sugere, os freios de aro são sistemas que usam a borda dos aros para efetuar a redução da velocidade da roda na bicicleta, através da fricção entre as sapatas de freio e o aro.

São largamente utilizados em sistemas de bicicletas urbanas, BMX e ciclismo de estrada.

Uma das principais vantagens é quanto ao seu peso e preços menores que os modelos a disco.

Freio para uso com discos

Nesse sistema de freio, usa-se junto ao cubo da roda um pequeno disco metálico vazado. Ele gira junto com a roda da bike e há um conjunto encaixado sobre uma parte do disco, contendo o sistema que efetua a frenagem.

Ao se pressionar os manetes de freios no guidão da bike, as pinças do sistema de freio comprimem as pastilhas contra o disco, fazendo reduzir a rotação da roda como um todo.

O sistema de freio a disco nas bikes é mecânico quanto ao seu funcionamento e travamento, podendo ser acionado mecanicamente através de um cabo ou hidraulicamente através de fluido de freio, que ao ser comprimido, percorre por mangueiras especiais, acionando os pistões e pastilhas contra o disco.

A medida em que as tecnologias avançam, os freios do sistema a disco vão ganhando cada vez mais espaço e a preferência dos ciclistas. Por várias outras razões, como a qualidade na frenagem, durabilidade, tipo do terreno, dias de chuva ou estradas com lama, os aros perdem completamente a eficiência.

Clique nos links abaixo e veja os sistemas de freio para bike

>> Confira a linha de disco de freio mecânico
>> Aproveite e veja os modelos de discos de freio hidráulico
>> Se interessar acesse somente os discos de freio
>> Conheça os modelos disponíveis de freios tipo ferradura para bikes speed
>> Acesse os freios tipo v-Brake
>> Se preferir acesse as sapatas para freios v-brake e ferradura
>> Saiba mais acessando os adaptadores para freio
>> Se interessar veja as pastilhas de freio disponíveis em nossa loja
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No Mountain bike, qual a preferência?

Imagem freios no mtb

Atualmente na modalidade do mountain bike, o sistema preferido pelos seus praticantes é o freio a disco hidráulico. Um dos fatores é a grande quantidade de opções no mercado com esses modelos.

Com o uso em trilhas, estradas de terra, dias com chuva e muita lama, a eficiência dos freios a disco são elevadas. A redução do peso a cada novo modelo lançado pelos principais fabricantes, se equiparam em preço e peso cada vez mais aos demais sistemas de freios da bicicleta.

Conheça os modelos que selecionamos para as bikes mtb dos melhores freios a disco hidráulicos para mountain bike.

Não menos importante, o sistema de freio a disco mecânico, funcionam semelhantes aos modelos hidráulicos. Eles são freados através do acionamento das pinças por um cabo de aço, ao ser pressionado pelo manete no guidão. Idêntico ao acionamento dos tradicionais freios por cabo de aço, também possuem boa parte do mercado de bicicletas escolhido pelos seus ciclistas.

Mesmo sendo por cabos, esses modelos possuem uma frenagem mais segura e suave do que os modelos de freios de aro, como o v-brake, ferradura ou outros.

Esses modelos de freios a disco com acionamento mecânico possuem um custo mais baixo que os modelos hidráulicos, sendo uma boa relação custo x benefício.

O sistema de freio do tipo v-brake possui seu funcionamento baseado na fricção de 2 pastilhas no aro da bike. Esse sistema é o mais comum e seu grande diferencial está no baixo custo, muito utilizado atualmente nas bicicletas urbanas.

A frenagem do v-brake é satisfatória, mas em comparação aos modelos a disco, são muito inferiores. Para dias de chuva ou trilhas com trechos em água e lama, o sistema fica prejudicado na qualidade de frenagem.

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No ciclismo de estrada: ferradura ou disco?

Imagem freios no ciclismo de estrada

O sistema de freios de uma bike de speed é de extrema importância como em qualquer outra categoria de bike, mas ainda no ciclismo de estrada, como facilmente a velocidade pode ultrapassar os 80km/h, a segurança passa ser tema de muitas pesquisas e estudos para garantir uma frenagem com muita eficiência e segurança.

No ciclismo de estrada, o uso do sistema de freios geralmente é o modelo ferradura, que usa sapatas pressionadas nas laterais dos aros para efetuar a frenagem. Uma das dificuldades desses modelos de freios de aros são as condições do ambiente, como a chuva e a lama, tornando o processo de frenagem de uma bike de ciclismo perigoso. Por isso, escolher modelos de qualidade além de fazer o certo, é optar por segurança.

Em comparação aos modelos hidráulicos no ciclismo de estrada, a sua eficiência também é menor, mas escolher uma bike speed com freios tipo ferradura é garantia de menor preço e certeza de durabilidade, afinal esta tecnologia já está bem difundida.

Imagem freios ferraduras compactos

Um outro fator importante é quanto menor o tamanho da ferradura melhor a eficiência da frenagem. E ainda, como o menor peso é o objetivo nas bicicletas speeds, esse modelo tem sido a melhor solução disponível. E como está muito difundido, há muita oferta de produtos no mercado que garantem preços menores.

Veja os modelos de freio ferradura para bikes de ciclismo.

Os modelos de freio a disco hidráulico para bicicletas speed são as novidades no mundo do ciclismo de estrada. Com uma eficiência melhor em média 35% sobre os modelos tradicionais de ferradura, o freio a disco veio pra ficar nas bikes de asfalto. Ainda o custo de fabricação é maior e o valor final da bike toda fica superior.

Se você procura iniciar no ciclismo de estrada, modelos com freios hidráulicos podem não ser a melhor opção, já que os mesmos ainda estão em constantes melhorias e desenvolvimento.

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Concluindo

Ao escolher sua bike nova, já leve em consideração a possibilidade de escolher os sistemas de freios que mais lhe trarão benefícios, seja ele para aros ou discos. Converse com um profissional e entenda o que cada equipamento pode lhe proporcionar.

Se você quiser atualizar o sistema de freios da sua bike, procure um especialista no assunto e verifique essa possibilidade. Há opções no mercado para a troca, mas saiba que nem sempre as bikes podem ter todos os componentes necessários para a atualização.

Lembre-se de que a segurança deve sempre prevalecer em relação aos demais fatores.

Boas pedaladas!


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