Escolha a bicicleta urbana para o seu dia a dia
Uma breve descrição sobre as bicicletas urbanas
Se você pretende andar de bike pelas ruas da cidade, seja para uso como transporte ao trabalho, faculdade ou simplesmente para aqueles passeios nos parques, jardins e ciclovias, a escolha é uma bicicleta urbana.
Com muito estilo, paralamas, bagageiro e muito conforto, as bikes urbanas são a pedida certa para trajetos curtos e médios dentro das cidades.
Como em todas as modalidades de bikes, as bicicletas urbanas possuem variações de estilos, modelos, acessórios e componentes que a deixam apropriada para cada tipo de percurso dentro das cidades.
O percurso que você fará com a bicicleta deverá ser levado em conta na hora da escolha, seja estrada de asfalto ou calçamento, subidas e descidas de calçadas, morros ou estradas planas. Para cada trajeto, escolher a bike urbana adequada será garantia de um bom pedal.
As variações de estilos na modalidade urbana
Quando falamos em bikes urbanas logo vem à mente uma imagem de bicicleta com estilo mais clássico, paralamas e um guidão mais alto, deixando o ciclista numa posição mais reta e confortável.
Se olharmos para as ruas das cidades vemos todos os tipos de bicicletas. As ruas são locais democráticos e livres, ideais para a criatividade de qualquer ciclista.
Há alguns modelos e estilos diferentes para as bicicletas urbanas: urbana clássica, urbana clássica retrô, híbrida, dobrável, especiais e de cargas. Cada um destes modelos é mais indicado para passeio, deslocamentos no trabalho ou transporte, embora todos possibilitem seu passeio.
A questão do estilo está ligada mais ao gosto e personalidade do ciclista do que propriamente ao desempenho. Claro que ao escolher um modelo, alguns itens terão maior evidência do que outros, como itens de mais conforto ou mais velocidade.
Modelos de bicicletas urbanas quanto ao estilo
Na loja online Bike Plus, há uma seção de bicicletas urbanas adequadas para as mais variadas necessidades e estilos. Dê uma olhada!
Para ajudar a organizar os estilos, separamos em 2 grupos de bicicletas urbanas voltadas para a necessidade de passeio e trabalho.
Passeio
Para quem deseja uma bicicleta para um passeio com os amigos, família ou mesmo individual, a escolha de uma bicicleta urbana é a ideal.
Quando se pensa em dar um passeio de bicicleta, geralmente nas ruas das cidades, um parque, uma praça, algumas necessidades são importantes para a escolha certa da bicicleta:
Necessidades no passeio de bicicleta
Não há o certo ou errado na escolha do estilo da bicicleta urbana. Cabe aqui você escolher uma bicicleta que se enquadre numa urbana para passeio, seja ela clássica retrô ou urbana moderna.
Trabalho
Já para quem precisa de uma bicicleta urbana para o deslocamento de casa ao trabalho e trabalho a casa, alguns detalhes podem fazer a diferença, principalmente se no trajeto houver trechos de estrada irregular.
A escolha por pneus mais grossos e resistentes podem ajudar a evitar furos, já que o uso da bike é para deslocamento ao trabalho, evitar de chegar atrasado é importante.
Ainda há a questão da segurança, o uso de trancas e cadeados bem como a escolha de componentes que possam dificultar sua retirada. As rodas são um exemplo, optar por modelos com porca são melhores do que de blocagem, que facilitam a retirada da roda e assim o roubo.
Geralmente as bicicletas urbanas usadas para deslocamento ao trabalho são menos sofisticadas, priorizam a segurança e durabilidade. Mas isso não significa abrir mão do conforto e estilo.
Necessidades no deslocamento ao trabalho
Além do uso para o deslocamento do ciclista ida e volta ao trabalho, há também quem necessite transportar pequenas cargas ou efetuar entregas com a própria bicicleta. Nesses casos existem bicicletas especiais, apropriadas ao tipo de carga a ser utilizada.
No que se refere ao estilo de bicicleta urbana para quem precisa se deslocar ao trabalho e casa, cabe ao próprio ciclista fazer sua escolha, sempre levando em consideração o melhor modelo para sua necessidade.
Se você ficar na dúvida sobre qual bicicleta urbana escolher para usar no trabalho, você pode entrar em contato com nossos especialistas em bicicletas, teremos o maior prazer em lhe ajudar.
Tamanho das rodas das bicicletas urbanas
Nas bicicletas urbanas o tamanho das rodas são de 26” ou de 700mm nas versões para adultos, de 24” para a linha infantil e ainda de 20” para as bicicletas dobráveis.
A escolha do tamanho da roda fica vinculada ao modelo e estilo a se escolher, já que a preferência pela bicicleta escolhida geralmente está ligada a aparência e ao estilo em que cada ciclista pretende usar.
Nos modelos adultos, o tamanho de roda 26” estão disponíveis com pneus mais grossos, ideais para trajetos que possuem muitos trechos irregulares, com buracos ou que possam furar os pneus.
Já para os modelos com tamanho de roda 700 são indicados para estradas de asfalto, estradas lisas, pois se tratando de rodas maiores, proporcionam um deslocamento mais veloz, rendendo a pedalada. Mas como nesses modelos o uso de pneus é mais fino, ficam mais fáceis de furar.
Os modelos dobráveis possuem o tamanho de roda 20” justamente para facilitar na hora de dobrar e guardar a bike. Com a facilidade de transportar no porta malas dos carros, são usadas para passeios em trechos específicos, como passeios em parques, onde se vai de carro até próximo do local e usa-se a bike dobrável para o passeio local.
Material do quadro de bike
Nas bicicletas urbanas o uso predominante dos quadros é o fabricado em alumínio, encontrando ainda em várias bicicletas tradicionais em uso nas ruas os modelos de ferro. Mas para compras atuais, os modelos em alumínio são os preferidos pela relação ao custo x benefício.
Quadro de Ferro
Nas bicicletas urbanas o quadro de ferro ainda é usado, como as bikes são usadas para trajetos curtos, e muitas vezes a frequência de uso é mínima, a preocupação com o peso não faz sentido, além do fato de que seus consumidores buscarem o menor preço possível na hora da aquisição.
Suscetível a ferrugem, os quadros de ferros podem ser um problema para quem deseja uma bicicleta urbana de uso no litoral. A dica aqui é o uso de bicicletas com o máximo possível de componentes em alumínio e outros materiais que não sofram tanto com a corrosão e a maresia.
Quadro de Alumínio
Os quadros de alumínio além de não sofrerem com a corrosão são bem mais leves do que os modelos de ferro. Atualmente presentes em quase todas as novas bicicletas urbanas, compõem o conjunto da bicicleta com um bom custo x benefício.
Para ver modelos de quadros de bicicletas que podem ser utilizadas para montar sua bike urbana, visite nossa seção de quadros para bicicleta em nossa loja online.
Quadro de Carbono
Embora seja a opção mais leve e esteja na lista de desejos de todo ciclista, pouquíssimas versões de bicicletas urbanas possuem a versão fibra de carbono. Por ter um valor elevado, e por ser indicado para performance, na modalidade urbana, não se consegue extrair o verdadeiro benefício no uso do dia a dia para curtas pedaladas.
Componentes das bicicletas urbanas
Os componentes e peças nas bicicletas urbanas, como em qualquer outra bicicleta, são projetados para suprir as necessidades aos quais a bike foi constituída. Portanto, na escolha de sua bicicleta urbana, vários modelos disponíveis no mercado possuem linhas de entrada até as mais sofisticadas.
A finalidade de uso de sua bicicleta urbana, o estilo e a frequência de uso são itens que lhe responderão quais componentes devem estar em sua escolha.
A Transmissão da bike urbana
Todo o sistema de marchas e propulsão de uma bicicleta urbana é chamado de transmissão. Onde a força do ciclista empregada nos pedais é transferida para o pedivela, que transfere para a corrente da bicicleta e assim as engrenagens traseiras da roda e por fim a roda traseira, gerando o deslocamento da bicicleta.
A força deste movimento todo pode ser reduzida ou ampliada de acordo com a relação de marchas usada na hora da pedalada. Subidas, descidas ou deslocamentos no plano podem ser enfrentados de melhor forma usando-se a relação de marchas adequada.
Relação de marchas / velocidades
Numa bicicleta urbana, o número de marchas disponíveis, ou simplesmente as velocidades são itens importantes na hora da escolha. De acordo com a sua necessidade para passeio ou trabalho, e ainda a forma de como você pretende pedalar, vão determinar a escolha de quantas velocidades terá que ter sua nova bike urbana.
Escolher poucas marchas (velocidades) pode fazer com que trechos em subidas falte mais marchas leves, ou em trechos em descidas falte marchas pesadas. Estude o seu trajeto e verifique se há mais subidas, descidas ou um pouco de tudo.
Se você já tiver experiência em pedaladas, saberá dosar o que pode ser melhor. Mas não se preocupe, as bicicletas urbanas disponíveis em nossa loja online possuem uma gama bem equilibrada de marchas, facilitando a sua escolha, permitindo o uso em trajetos íngremes tanto para subir quanto para descer.
Trocadores de marcha
Os trocadores de marchas de uma bike urbana são idênticos aos das mountain bikes. Os modelos mais usados são os de acionamento junto a manopla no guidão, utilizando-se os dedos indicador e polegar para efetuar as trocas com um clique.
Junto a mão esquerda no guidão, fica o trocador de marchas do câmbio dianteiro, e na direita o trocador de marchas do câmbio traseiro da bicicleta.
Câmbio dianteiro
Responsável por trocar a corrente de posição no pedivela da bicicleta, o câmbio dianteiro é acionado pelo trocador de marchas dianteiro. Como resultado das mudanças de posição da corrente, a pedalada pode ficar mais leve ou mais pesada, sendo administrada pelo próprio ciclista para percursos que possuem variações de subidas, descidas e trechos planos.
O posicionamento da corrente na engrenagem maior do pedivela fará com que a pedalada fique mais pesada ao iniciar o deslocamento, e a medida em que se ganhe maior velocidade a pedalada vai ficando leve.
Pedivela
O pedivela de uma bicicleta urbana tem a função de transferir a energia gerada pelo ciclista nos pedais para o sistema de transmissão traseiro no cassete.
Podendo ter 1, 2 ou 3 coroas, sua combinação com as engrenagens do cassete possibilitam maior ou menor velocidades no deslocamento.
Câmbio traseiro
O câmbio traseiro é o componentes responsável por efetuar a troca de posição da corrente junto as engrenagens traseiras da roda, conhecidas como cassete. Ao efetuar a troca de posição da corrente o resultado é a variação de peso na pedalada, mais ou menos pesada.
O uso da corrente nas engrenagens menores do cassete vão ocasionar maior velocidade no deslocamento da bicicleta, por consequência uma pedalada mais pesada quando se inicia o deslocamento.
Cassete
O cassete é um conjunto de engrenagens fixo na roda traseira da bicicleta que possui a função de fornecer opções de velocidades ao ciclista. Com suas engrenagens menores a velocidade da bicicleta passa a ser maior, já as engrenagens menores a velocidade é menor, mas ideal para subidas de morro.
Há vários modelos de cassetes, com maior ou menor número de engrenagens. É um item determinante na escolha da bicicleta por determinar a quantidade de velocidades ao qual podemos ter.
Corrente
A corrente de bicicleta é o componente responsável por fazer a ligação das coroas do pedivela com as engrenagens do cassete. Faz a roda traseira ser movimentada através da transmissão de força vinda da engrenagem dianteira no pedivela.
“Dica: a troca da corrente a cada 2 mil kms é recomendada pelos fabricantes, pois os elos gastam com o tempo e a corrente cede, provocando desgaste no cassete e pedivela. A troca da corrente por mais vezes, vai fazer com que se economize na troca de componentes mais caros.”
Pedal
O pedal é componente da bicicleta onde o ciclista faz contato com a bicicleta. Os 3 contatos com o ciclista são: pedal, selim e guidão. Com modelos maiores e menores, os pedais para bicicletas urbanas podem acompanhar o estilo do ciclista, mais clássico ou moderno. Um pedal com uma base maior para os pés proporcionam um maior conforto e segurança, facilitando a pedalada no dia a dia.
Sistema de Freios para bikes urbanas
Os freios nas bicicletas urbanas podem ser os modelos V-brake ou disco. Como a velocidade e o uso para desempenho não é o foco principal na modalidade urbana, o uso dos modelos v-brakes são os utilizados em sua grande maioria.
Com melhorias constantes nos freios pelos fabricantes mundiais, a escolha por modelos de disco ou v-brake são boas opções, ficando por decidir o valor disponível na hora da compra.
Manetes de freio
Responsáveis por efetuar o comando de frenagem ao serem acionados pelas mão no guidão, os manetes de freio possuem vários modelos que acompanham os sistemas de freio das bicicletas urbanas. Há modelos para 2, 3 e 4 dedos, que ajudam no conforto de seu uso.
V-brake
Os modelos de freio do tipo V-brake são os mais utilizados atualmente nas bicicletas urbanas. Possuem funcionamento baseado na fricção de 2 pastilhas no aro da bike. Esse sistema é o de maior baixo custo.
Sua frenagem é satisfatória e para o uso urbano é a ideal pelo custo x benefício que o modelo gera.
Freio a disco hidráulico
No sistema de freio a disco hidráulico o acionamento do mecanismo é feito ao acionar o manete no guidão que através de um duto de óleo faz com que as pinças sejam acionadas e pressionam o disco em movimento.
Atualmente esse modelo hidráulico é o preferido pelos ciclistas, pela sua qualidade e baixa manutenção.
Freio a disco mecânico
No sistema de freio a disco mecânico, os discos são freados através do acionamento das pinças por um cabo de aço, semelhante ao acionamento dos tradicionais freios por cabo de aço. Mesmo sendo por cabos, esses modelos possuem uma frenagem mais segura e suave do que os modelos v-brake.
Cubos e Rodas
Rodas
Os tamanhos das rodas disponíveis na modalidade urbana são as de 26” e as de 700mm. As rodas com tamanho 26” são utilizadas com o pneu mais grosso, já os modelos com aro 700 são mais utilizados com pneus finos e médios.
Os aros em sua maioria são feitos de alumínio e possuem modelos para usar com ou sem câmaras de ar. Os raios geralmente de alumínio para as bikes urbanas, podem ser em maior quantidade ou menor, dependendo do modelo proposto na composição da roda.
Cubos
Os cubos nas rodas de uma bicicleta urbana são projetados para garantir uma boa pedalada. Possuem um eixo central e a roda gira em torno do seu mecanismo.
É no cubo da roda que se encaixa a blocagem, sistema de aperto da roda na bike, facilitando assim a retirada e colocação das rodas, tanto em modelos com suspensão dianteira quanto no quadro da bike.
Atenção: O uso de blocagem nas rodas pode facilitar a retirada das rodas, mas em contrapartida facilita o roubo. Use cadeados ou opte por modelos de porcas para evitar eventuais problemas com roubo.
Pneus
Pneu fino para bicicleta urbana
As bicicletas urbanas com o tamanho de roda 700 usam os pneus finos. Não tão finos quanto os de bike speed, mas relativamente finos para uso em cidades e estradas de asfalto.
O pneu fino com o aro de tamanho 700 deixa a bicicleta mais rápida, com um desempenho melhor, fazendo a pedalada render mais. O único cuidado a se tomar é o de cuidar para evitar furos.
Outro detalhe pela escolha das bicicletas urbanas de pneus finos são pela estética. Elas deixam um visual mais clean.
Pneu Grosso para bicicleta urbana
Os pneus de formato mais grosso nas bikes urbanas são geralmente encontrados nos tamanhos de aro 26”. Ideais para uso em estradas irregulares ou que necessitam subir e descer calçadas pelo trajeto.
Os pneus mais grossos deixam a bicicleta com um visual menos clean, mais agressivo, mas eles tem suas vantagens. Por serem mais grossos, acabam sendo mais resistentes a furos e proporcionam maior conforto.
Suspensão dianteira
As bicicletas urbanas atuais estão cada vez mais sofisticadas. Com seus componentes de melhor qualidade e tecnologia, elas estão mesclando o tradicional com as novidades.
Como é o caso das clássicas urbanas retrô, que possuem paralamas, bagageiro e algumas com suspensão dianteira.
As suspensões dianteiras disponíveis para as bicicletas urbanas possuem a mesma tecnologia do que as versões para mountain bike, embora usem modelos mais simples.
Indicada para uso em trechos de estrada irregular, as suspensões dianteiras podem deixar a bicicleta urbana mais pesada e sem a eficiência necessária. Em muitos casos, o uso do garfo rígido na bicicleta passa a ser a melhor opção, pois o conforto não é afetado quando usada em asfalto e estradas lisas.
Demais componentes
Selim urbano
O selim nas bicicletas urbanas tem como principal função o conforto. Para o passeio principalmente, onde o ritmo é lento e suave, apreciando os lugares e o trajeto. Diferentemente das versões de competição que cada detalhe na constituição do selim é para performance.
Alguns modelos de selins urbanos são maiores e compostos de espuma ou gel, aumentando o conforto. Quando se fala em estilo, há inúmeros modelos, desde os que lembram modelos antigos, em couro como os mais modernos com gel e materiais sintéticos.
A escolha do selim na bicicleta urbana é pessoal, não hesite em substituir o seu com o tempo e escolher o que mais lhe agradar. O importante no passeio ou no uso para o trabalho, que o conforto e a segurança estejam presentes.
Canote de selim
O canote de selim numa bike urbana não tem muita diferença das demais modalidades. Com comprimento ajustável, o canote tem a função de permitir ao ciclista estabelecer a altura ideal do selim e assim pedalar com tranquilidade.
Alguns modelos de canote de selim possuem um sistema de amortecimento, ajudando no conforto do ciclista. Se usar o selim com molas e ainda o canote com amortecimento, o conforto fica garantido.
Suporte de guidão (mesa)
As conhecidas mesas de guidão nas bicicletas urbanas podem ser de 2 (dois) modelos: as fixas e as reguláveis.
Os modelos fixos são as tradicionais, onde possuem uma medida e inclinação fixa, cabendo ao ciclista verificar se a sua posição na bicicleta é a mais indicada para o seu tamanho. Já os modelos reguláveis permitem ajustar a altura do guidão, possibilitando um acerto na posição do ciclista sobre a bicicleta.
Guidão
O guidão de uma bike urbana tem a função de permitir a direção bem como promover o conforto. Modelos mais altos, curvos e mais largos, deixam a pedalada mais confortável, já quanto ao estilo da bicicleta, os modelos de guidões são fundamentais.
Há estilos de bicicletas urbanas com uso de guidões variados, podendo ser de MTB ou até os estilosos guidões de speed. Tudo vai depender do estilo que você desejar para sua nova bike.
Manopla
Com a função de permitir o apoio das mãos do ciclista com firmeza e segurança, as manoplas disponíveis para bicicletas urbanas podem ser de estilo retrô, clássicas ou modernas.
Os materiais podem variar, desde sintéticos emborrachados até em couro com acabamentos em metais. Cada um desenvolvido para estilos diferentes nas bicicletas urbanas.
A empresa inglesa Brooks possui uma linha completa de manoplas e fitas de guidão de estilo clássico e retrô. Dê uma olhada, se você possui o estilo clássico vai se apaixonar pelos modelos disponíveis.
Bagageiro
Como um item acessório, o bagageiro de uma bicicleta é muito utilizado nos modelos tradicionais das bikes urbanas. Os modelos clássicos retrô possuem o bagageiro integrado, compondo seu estilo e cores com o design da bicicleta.
O uso do bagageiro na bike é múltiplo, para pequenas cargas, suporte de um alforge lateral ou até mesmo para uma carona.
Acessórios para bikes urbanas
Para você pedalar com segurança nas ruas das cidades, itens de segurança são indispensáveis. Do capacete ao farol, o uso adequado dos acessórios além de garantir segurança vão dar aquele estilo peculiar para o uso no circuito urbano.
Capacetes urbanos
Nas cidades o uso de capacetes é fundamental, com muitas opções de estilos, os ciclistas podem compor o visual sem perder a segurança. Modelos de capacetes vintage urbanos, feitos em materiais que remontam décadas passadas podem ser uma boa alternativa.
Há modelos de capacetes urbanos que permitem diminuir seu tamanho para guardar na bolsa, como é o caso dos fabricados pela empresa Inglesa Brooks.
Faróis e refletores
Uma das maiores preocupações de quem pedala nas cidades é conseguir ser visto pelos motoristas. Ser visto faz parte do processo de prevenção. Para os ciclistas que optam por deslocamentos ao trabalho, muitas vezes o retorno no final do dia pode ser já no anoitecer ou à noite.
Para garantir a segurança, o uso de sinalizadores traseiros, na cor vermelha, piscando ou não e os faróis brancos na dianteira, vão lhe ajudar muito a ser percebido pelos motoristas.
Há versões de sinalizadores brancos para uso na dianteira das bicicletas, mas é aconselhável para sinalizar e não ajudam na visibilidade do próprio ciclista. Nesses casos a melhor opção ainda é o farol.
Paralamas bicicletas
Para as bicicletas urbanas modelos clássicos, o paralamas é item de série, ou seja, acompanha a bicicleta. Já para modelos de bikes urbanas do tipo street, o uso de paralamas é item acessório.
Pode parecer irrelevante, mas o uso de paralamas nas bicicletas urbanas são uma boa opção. Mesmo que não chova, trechos molhados na estrada podem ser inevitáveis, causados por irrigações de jardins e plantas ou por vazamentos da rede de água.
Para o pessoal optante pelo deslocamento de bike para o trabalho, garantir que se chegue limpo e seco no trabalho é de extrema importância.
Pedal de descanso
Nas bicicletas urbanas de modelo clássico o pedal de descanso é um item que compõe o conjunto, usado para deixar a bicicleta estacionada sem precisar encostar em nada, é muito útil para o uso em que se necessite dar aquelas paradas no trajeto ou deixar guardada durante o horário de trabalho.
Alguns modelos de bikes urbanas não possuem o pedal de descanso, mas é possível instalar. Há modelos que são fixados no eixo da roda traseira e outros que se fixam na parte inferior do quadro, logo atrás do pedivela.
Cadeado para bicicletas
O uso das bicicletas urbanas nas cidades em sua maioria das vezes causa aflição quanto ao estacionar e guardar a bike. Mesmo em locais seguros, prender a bicicleta com um cadeado adequado e forte é questão de bom senso.
Os cadeados mais fortes e seguros são também os mais pesados e difíceis de se levar na bicicleta. Opções em cadeados menores e em locais como garagem do prédio, estacionamentos da empresa, convém o uso de modelos mais fortes.
Cuidado: A escolha por modelos de bicicletas urbanas com blocagem nas rodas ou no canote do selim pode ser um problema para a segurança, pois são fáceis de tirar os componentes.
Bomba de ar
Como os pneus constantemente precisam de uma calibragem, as bombas de ar são fundamentais para sua manutenção quase que diária. As variações de modelos são inúmeras, mas basicamente a nossa dica é você ter uma bomba de pé para deixar em sua casa e ter uma bomba de ar portátil para usar juntamente com a bicicleta.
Você pode usar um prendedor de bomba de ar para o quadro na bicicleta e assim não se preocupar em carregá-la. Lembre-se que os pneus podem furar no trajeto, você pode levar um kit de reparos junto para efetuar o conserto.
Kit de ferramentas para bicicletas
Os kits de ferramentas para as bicicletas podem lhe ajudar muito numa situação de eventuais problemas com sua bike urbana.
Os canivetes para bike são kits de ferramentas como um canivete suíço, onde as principais ferramentas para a manutenção de emergência de sua bicicleta estão unidos numa peça só.
O grande diferencial do canivete de bike é seu tamanho compacto e o formato em que as ferramentas estão organizadas. A facilidade de uso e seu tamanho reduzido fazem com que seu uso seja a melhor escolha quando necessitar de um eventual reparo de emergência em sua bicicleta urbana.
O tamanho da bike urbana influencia a sua compra
Sim. Devemos levar em conta que uma bike urbana é igual a um calçado, há um tamanho da bike exato correspondente ao seu tamanho. A escolha para comprar uma bicicleta deve obrigatoriamente passar pelos modelos em que possuem o tamanho ideal para você.
Como há diferenças no tamanho de uma bicicleta infantil para a adulta, dentro de cada categoria isso também ocorre. Sendo mais claro, um adulto tem tamanho diferente de outro e as crianças também. Optar por um tamanho de bicicleta adequado é o primeiro passo para o ajuste perfeito.
Mas que medida é essa na bicicleta urbana?
Na realidade a medida que devemos tomar como ponto de partida é o tamanho do quadro. Independente do tamanho da roda, seja de 26 polegadas ou 700mm nas urbanas de adultos ou 20 ou 24 polegadas nas versões infantis. Cada quadro possui um tamanho com a medida adequada ao ciclista.
Na maioria dos casos, você pode apenas consultar a tabela de medidas para comprar uma bike. Basta saber a sua altura e assim localizar qual o tamanho ideal para você. Note que no Brasil usamos as medidas em centímetros e metros, nos EUA a medida é em polegadas, portanto ache sua altura normal, que na tabela terá o tamanho do quadro relacionado.
Tabela de referência tamanho Adulto
Altura Média do Ciclista (metros) |
Tamanho quadro Adulto (polegadas) |
1,50 – 1,60 |
14" |
1,60 – 1,70 |
16" |
1,70 – 1,80 |
17" ou 18" |
1,80 – 1,90 |
19" ou 20" |
1,90 – Maior |
21" a 22" |
Tabela de referência tamanho Infantil
Altura Média do Ciclista Infantil (metros) |
Tamanho quadro Infantil (polegadas) |
89cm – 1,02m |
12" |
99cm – 1,17 |
16" |
1,14m – 1,32m |
20" |
1,30 – 1,60 |
24" |
Conclusão
Para a escolha correta de sua nova bike urbana você precisa se ater a algumas situações que farão da sua decisão a economia adequada com um ótimo investimento.
A ajuda de especialistas pode ser um bom caminho para evitar dores de cabeça, podendo evitar compras inadequadas relativas a questões técnicas bem como evitar o gasto de dinheiro.
Siga as orientações abaixo e tenha certeza de um ótimo investimento:
1. Defina o objetivo de uso da sua bicicleta urbana: para passeios ou para ir e voltar ao trabalho de casa. Pense se a mesma bicicleta pode atender os 2 (dois) objetivos, se não der, faça a escolha de cada bicicleta com um objetivo de cada vez;
2. Saiba o tamanho ideal da bike para você. Essa medida é encontrada pela sua altura, evitando assim que não erre na hora de comprar a bike. Use a nossa tabela de referência para saber as medidas exatas;
3. Após conhecer o tamanho ideal para o seu biotipo, vem a questão de recursos financeiros. Tenha em mente quanto de recurso pretende investir. A escolha por bikes prontas, com componentes que permitam a sua evolução por mais tempo se tornam mais vantajosas do que iniciar com uma bike abaixo do que pretende, pois a troca de componentes e atualizações para aumentar o nível da bike somam no final valores maiores.
4. Com tudo na mão, agora basta apenas escolher a sua nova bike urbana. Note que há muitos modelos de bikes, e isso pode dificultar a sua escolha, nesse caso, peça orientação aos nossos especialistas. Teremos o maior prazer em lhe orientar e definir a melhor escolha para você.
5. Acessórios: A escolha por acessórios de segurança e itens que vão embelezar sua bicicleta são uma boa opção já na hora da compra. Receber sua bicicleta urbana pronta para uso com os acessórios para você evitarão perda de tempo futura.
Boas compras!