(47) 3521.7182
Faça

Qual tamanho do quadro da bike comprar

Saiba qual o tamanho ideal de quadro para você.



Imagem Qual tamanho de quadro comprar Compartilhe!

Neste artigo tratamos de como saber o tamanho do quadro da bike e por consequência te ajudar a comprar o quadro ideal. O quadro é um componente primordial para que se possa ter os melhores resultados em suas pedaladas. Um quadro, seja ele produzido em ferro, alumínio ou carbono vai influenciar positiva ou negativamente dependendo dos ajustes que se tenha e do objetivo traçado.

Saber o Tamanho do Quadro vai facilitar tanto a compra da Bicicleta como a substituição de um quadro numa bicicleta existente.

Para que uma bicicleta seja confortável e ao mesmo tempo proporcione um desempenho melhor nas pedaladas, muito fatores devem ser levados em consideração: qualidade dos componentes, propósito da pedalada, materiais utilizados, e os ajustes de medidas entre o ciclista e a bike.

Como padrão, os fabricantes seguem uma tabela de tamanhos dos quadro de acordo com a altura do ciclista. Não é só esse fator necessário para o melhor ajuste, mas parte da escolha certa na medida do quadro para que os demais componentes e acessórios se ajustem perfeitamente ao ciclista.

Imagem tabela de tamanho

Na tabela acima podemos ver os tamanhos organizados pela altura do ciclista. Basta saber qual a sua altura e localizar nas linhas os tamanhos correspondentes do quadro. Se você possui altura de 1,75 cm você aparece em 3 linhas da tabela: M/G, G e G/XG. Mas você pode notar que o tamanho ideal é o 18 polegadas para MTB e 54 ou 55 cm para quadros de speed.

Observe que há possibilidade de uso de tamanhos um pouco variados do seu, há quem prefira tamanhos menores ou maiores de quadro. Tudo vai depender do seu jeito de pedalar e objetivo. Lembre-se que tamanhos muito fora do seu podem prejudicar o acerto adequado com o Bike Fit, sistema de medidas para ajustar a bike ao seu biotipo.

A regra é a de obter um setup adequado ao seu tamanho, evitando dores e possíveis lesões mais sérias.

Na hora de comprar um quadro de bike observe os detalhes

Quando você estiver comprando uma bike, fique atento a sua medida e veja a compatibilidade do produto para o seu tamanho.

Um exemplo é a marca BMC Bikes, que fornece todos os detalhes da geometria do quadro, ou seja, todos os detalhes e medidas projetados para um melhor desempenho dos ciclistas.

Na imagem a seguir, a geometria do quadro BMC Full Suspension e todos os detalhes para saber a geometria e projeto do quadro.

Imagem geometria BMC Fourstroke

Na tabela a seguir todos os detalhes e medidas do quadro apresentado da BMC Full Suspension. Com ela você pode ver detalhes e saber o tamanho ideal para você: S (Pequeno), M (Médio) e o L (Grande):

Imagem Tabela de medidas BMC Fourstroke

Fique atento a tabela de medidas por modelo. A geometria muda de modelo à modelo, cada quadro possui um design e geometria diferentes, verifique sempre o modelo e a tabela para ver se conferem.”

Índice

Quadros MTB (Mountain Bike)

Imagem Quadros para MTB

Os quadros de MTB (Mountain Bike) são construídos para enfrentar desde estradas mais lisas, estradas irregulares e até trilhas pesadas com situações adversas, ou seja, para quem gosta do mundo off-road.

Com essa enorme variedade de modelos, tecnologias e estilos, há tipos que se encaixam em todas as modalidades possíveis do MTB.

Podemos classificar em duas variedades principais: os quadros rígidos (Hardtail) e os com suspensão (Full Suspensions).

Hardtails

Imagem Quadros Hardtail

Os quadros MTB rígidos, do inglês (HT) Hard = Rígido / Tail = Traseira, possuem uma concepção mais rígida para a roda traseira. Geralmente mais leves e mais baratos que os modelos com suspensão, são mais usados pelos ciclistas, embora grandes competidores também o preferem aos modelos Full.

Full Suspension

Imagem Quadros FullSuspension

Os quadros de MTB Full Suspension possuem em seu design um amortecedor junto a estrutura do quadro, fazendo com que a parte traseira (Roda) tenha um movimento de absorção dos impactos. O tamanho do curso da suspensão também pode variar de modelo a modelo, sendo mais ou menos indicado dependendo do estilo e tipo de terreno que será utilizado.

Ambos os quadros MTB hardtail e de suspensão possuem versões para o público feminino. Já que a anatomia do corpo é diferente, além da força e resistência.

Índice

Qual o Quadro MTB é certo pra mim?

Imagem Quadros MTB Certos para você

Além da medida adequada a maior dúvida dos ciclistas é sobre a escolha de um quadro Hardtail ou Full Suspension.

Fique por dentro: Hardtail são quadros de bike sem a suspensão embutida, as bicicletas MTB tradicionais. Já os modelos Full-Suspension ou simplesmente Full são modelos que possuem suspensão no quadro

Muito bem, Qual comprar: Hardtail ou Full Suspension? Tempos atrás era fácil decidir, só havia Hardtail e todos se preocupavam com os demais componentes da bike em busca de performance.

Com a entrada dos modelos Full Suspension, a escolha complicou um pouco, se a escolha fosse numa bike leve e que proporcionasse uma transferência de energia mais eficiente, optava pelos modelos hardtail, agora, caso você optasse por mais conforto, não se preocupando com o peso da bike acabava ficando com a Full Suspension.

Claro que os preços das bikes sempre são levados em conta para o uso que você terá.

Agora vale destacar que hoje em dia, tudo tem evoluído de forma rápida, os avanços tecnológicos e as vantagens de desempenho do hardtail tem ficado semelhantes aos modelos full suspension.

Os novos modelos de quadros full suspensions usam materiais (fibra de carbono) que possuem menor peso, como os hardtails e tecnologias (design de suspensão, molas, amortecedores, componentes) que maximizam a transferência de energia.

Entretanto, as vantagens deste modelo de suspensão, como uma melhor tração ao escalar, melhor estabilidade em velocidade ao descer, podem resultar melhores desempenhos, eficiência e conforto durante longas pedaladas.

Bom, cabe ressaltar de que a opção por hardtail ou full suspension cabe ao próprio ciclista, levando em consideração o objetivo, o prazer e claro, o investimento.

Índice

Quadros Speed (Ciclismo de Estrada)

Imagem Quadro Speed

Para os quadros speed, a regra é a mesma do MTB quando falamos de tamanho, ou seja, temos que ter um quadro dentro de medidas que possam se encaixar adequadamente ao nosso corpo.

Uma das diferenças é que quadros de speed são medidos em cm (centímetros) e os de MTb em polegadas ou por tamanho de letras (P, M G, GG)

Como no ciclismo de estrada a busca pelo melhor desempenho é a meta maior, a retirada de peso da bike é o item mais perseguido. O quadro de speed tem um papel fundamental no processo, sendo que os modelos em Carbono tem sido a grande preferência no momento.

Índice

Qual o quadro de speed é certo pra mim?

Imagem Qual quadro speed certo pra mim

Primeiramente, saiba as suas medidas, encontre um quadro que esteja dentro das margens aceitáveis para você. Fale com os especialistas, pergunte, tire suas dúvidas, defina os objetivos para com sua bike de ciclismo e daí sim, você terá mais certeza de qual comprar.

Se você optar por quadros em alumínio ou carbono, não vai existir um certo ou errado, desde que a decisão tenha sido com base em objetivos e recursos disponíveis.

Dicas para você comprar o quadro adequado para você:

  • Meça sua altura, tamanho dos braços e pernas
  • Encontre na descrição do quadro, a tabela de tamanhos dos ciclistas e verifique o seu ajuste
  • Converse com outros ciclistas mais experientes e entenda mais sobre o assunto
  • Trace o seu objetivo (passeio, trabalho, corrida)
  • Planeje o investimento e o retorno que isso lhe proporcionará
  • Compre com NF, garantia, faça revisões e tenha sempre um mecânico de confiança para lhe dar os melhores ajustes sem danificar o equipamento
Índice

Tabela de medidas dos Quadros

Nas tabelas abaixo colocamos dois modelos para vocês se orientarem quanto ao tamanho ideal do Quadro da bike. Como as medidas são diferentes para o MTB do Ciclismo de Estrada Speed, veja na tabela adequada como ter suas medidas e saber o tamanho do quadro.

Cabe Destacar de que para um perfeito ajuste da Bicicleta, seja ela MTB, Speed ou Urbana para passeios, fazer um Bike Fit vai ajudar no seu objetivo, evitar dores e lesões. Para conhecer e saber um pouco mais sobre Bike Fit, leia nosso artigo sobre Bike Fit com imagens da nossa loja Física para quem desejar fazer um Bike Fit em Rio do Sul / SC.

Nossas dicas aqui são para que independentemente de fazer um Bike Fit ou não, que você tenha um tamanho apropriado do Quadro e da Bicicleta, permitindo um maior conforto ou dores oriundas do tamanho inadequado do quadro de sua bicicleta.

 

Tabela de referência para Mountain Bikes

Nesta tabela do MTB, podemos notar que os tamanhos dos quadros das bikes podem ser em polegadas ou letras, indicando S. M, L, XL em inglês e no português: Pequeno, Médio, Grande, ExtraGrande e assim por diante.

Para saber o tamanho do quadro apropriado basta saber sua altura e localizar na tabela qual o tamanho do quadro será indicado.

Imagem tabela de medidas do ciclista MTB

Tabela referência para bicicletas de Speed (ciclismo de estrada)

Nesta tabela do Ciclismo de Estrada (Speed), podemos notar que os tamanhos dos quadros das bikes geralmente são em centímetros (cm) indicando o tamanho do quadro.

Sabendo sua altura você pode verificar na imagem abaixo qual o tamanho ideal do Quadro Speed para sua bike. Na compra de uma nova bike speed, use isso como referência para evitar ter uma bicicleta com medidas muito fora do seu biotipo. 

Imagem tabela de medidas do ciclista Speed

Índice

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.
 

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados