(47) 3521.7182
Faça

FIZIK Spine Concept, a flexibilidade de cada ciclista

O que é e como você pode saber qual flexibilidade da coluna possui e tirar vantagem disso.



Imagem Spine Concept Fizik - Descubra o animal Compartilhe!

A pesquisa para o Spine Concept

O conceito Fizik Spine Concept - em tradução livre significa “Conceito da Coluna” - foi desenvolvido através de uma pesquisa em parceria com a Universidade de Pádova, Itália e a empresa FIZIK.

Essa pesquisa é o resultado de 3 anos de intensos estudos e testes sobre a interface Ciclista-Bicicleta. Os estudos revelaram que a posição de cada ciclista em relação ao selim e guidão da bike depende da flexibilidade de sua coluna vertebral, ou seja, provou-se que como os ossos isquiáticos ficam em posição diferente, dependendo da flexibilidade do ciclista, é preciso ter selins com formatos diferentes para melhor atender à necessidade de cada um.

De acordo com os pesquisadores da universidade, "O estudo utilizou uma bicicleta apropriada em que as posições do selim, guidão e pedais podem ser manipuladas de forma independente. A bicicleta foi instrumentada com transdutores de força no canote de selim, haste e suporte inferior. O objetivo era ser capaz de medir as características que até agora foram determinadas apenas pela sensação. A análise da enorme quantidade de dados que este estudo produziu foi o gerador do nosso novo conceito de seleção de selim e de uma nova gama de produtos dedicados."

Diante dos resultados, a Fizik denominou os atletas com maior flexibilidade de atletas “Cobra”, com flexibilidade intermediária de atletas “Camaleão” e os atletas com pouca flexibilidade de atletas “Touro”. Cabe salientar que ciclistas com flexibilidade maior, menor ou mediana não representam o nível de melhor ou pior, e simplesmente o biotipo de cada pessoa.

Abaixo um vídeo da Fizik apresentando o Spine Concept, resultado da pesquisa desenvolvida.

Após a pesquisa, a FIZIK chegou a resposta que tanto queria: Por que ter uma linha de produtos iguais para todos os ciclistas se eles são diferentes? Com o resultado dos estudos, desenvolveu as 3 linhas de selins e guidões de ciclismo.

Vamos aos 3 níveis de flexibilidade:

Atleta Cobra (SNAKE)

 
 

O atleta que tem alta flexibilidade necessita de um selim que seja plano, pois ele consegue sentar com o apoio do peso na parte de trás dos ossos isquiáticos e alcançar na parte baixa do guidão flexionando a coluna, sem alterar o seu apoio no selim.

Imagem Selim Snake

Também consegue mudar a sua posição de pedalada mais para frente ou para trás do selim dependendo do momento da prova ou pedalada, por isso o selim plano como o Arione ou o Tundra são ideais.

Imagem atleta snake

Atleta Camaleão (CHAMELEON)

 

Já o atleta camaleão tem uma flexibilidade média e fica em uma posição intermediária. Os selins Antares e Gobi, não são tão curvados como o Aliante e nem tão planos como Arione e o Tundra, fazendo com que o atleta consiga uma melhor posição com estes modelos.

Imagem Selim Camelaão

Alguns atletas Camaleão, como o próprio nome diz, conseguem se adaptar também com os modelos Cobra e outros com o modelo Touro.

Imagem atleta Camaleão

Atleta Touro (BULL)

 

Quem é Touro, ou seja, tem pouca flexibilidade, altera a posição do quadril, fazendo um pequeno giro, alterando a posição dos ossos isquiáticos em relação ao selim, apoiando na parte mais frontal.

Neste caso, ficou provado que um selim que tenha uma curvatura, como é o caso do Aliante, irá facilitar a este ciclista chegar à posição mais baixa do guidão, e como o selim tem a parte traseira um pouco mais larga e elevada permite corrigir a posição de apoio.

Imagem Selim Touro

O selim também tem a parte central mais macia para não forçar a região genital.

Imagem atleta Touro

Como descobrir sua flexibilidade e escolher os produtos FIZIK

Você deve estar se perguntando se esse conceito da Fizik se aplica apenas aos ciclistas profissionais. A resposta é não! Cada ciclista amador pode ter os benefícios do Conceito da Coluna vertebral. Para tanto, basta de maneira muito simples identificar a sua flexibilidade com um teste rápido e funcional.

Para saber em qual perfil você se enquadra, basta tentar tocar as mãos no chão. Deixe os pés separados cerca de 30 centímetros e sem dobrar os joelhos.

Se conseguir tocar o chão com facilidade, indica que tem uma ótima flexibilidade e você é um atleta “Cobra”, conforme na imagem abaixo:

Imagem perfil fizik Cobra
 

Para quem tiver um pouco de dificuldade e não conseguir tocar o chão, porém, chegar perto, significa que é um atleta “Camaleão”, veja na imagem abaixo:

Imagem perfil fizik Camaleão
 

E por último, quem ficar longe do chão é considerado um atleta “Touro” por ter a menor flexibilidade.

Imagem perfil fizik Touro
 

Você pode observar os atletas que competem o Tour de France, Volta da Espanha ou Giro da Itália e veremos os três tipos de flexibilidade nos atletas.

Vale ressaltar que a flexibilidade de cada ciclista independe do seu nível de treinamento, mas sim da natureza de cada um.

Além disso, usar o selim correto ajuda a corrigir o comportamento do movimento dos ciclistas, o que permite exigir o máximo de performance com o maior conforto durante grandes períodos de tempo.

Atletas profissionais e o uso dos produtos Fizik

Alguns dos maiores ciclistas profissionais do mundo usam os produtos Fizik e fazem o uso do Spine Concept. A equipe Sky de ciclismo de estrada mundial utiliza os selins e guidões Fizik e todos os atletas seguem rigorosamente o Spine Concept, usando os selins e guidões adequados para cada flexibilidade.

A Fizik juntamente com a Sky disponibilizou os vídeos de seus principais atletas ensinando como identificar a sua flexibilidade e optar por produtos Cobra, Camaleão ou Touro. Nos vídeos abaixo uma novidade, o APP para Apple e Android para facilitar a identificação e já selecioar os produtos adequados para você.


Chris Froome - é atleta Camaleão, com grau de flexibilidade intermediária.
 


Geraint Thomas - é atleta Cobra, com alto grau de flexibilidade.
 


Danny Van Poppel - é atleta Touro, com pouco grau de flexibilidade.
 


Salvatore Puccio - é atleta Cobra, com alto grau de flexibilidade.
 

Você notou que isto significa que cada atleta profissional da Sky usa uma linha de produtos da Fizik, desenvolvidos para seu próprio biotipo. O mesmo vai ocorrer para você, bastando identificar o seu biotipo.

A Fizik afirma que o uso de produtos desenvolvidos para cada tipo de flexibilidade ajuda no desempenho e conforto de cada ciclista. Essa pesquisa e tantos outros estudos ajudam no dia a dia dos ciclistas profissionais, que acabam disponibilizando ao mercado consumidor.

E você já sabe qual o seu grau de flexibilidade?

Para baixar o APP em seu smartphone e fazer o teste Spine Concept, acesse os links abaixo correspondentes ao seu celular:
Download para Apple iOS
Download para Android

Depois de efetuar o teste e saber qual flexibilidade você tem, aproveite e veja os produtos especiais que a Fizik separou pra você, de acordo com seu estilo.

Imagem Fizik Spine ConceptAtleta Cobra - Snake Atleta Camaleão - Chameleon Atleta Touro - Bull Índice

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica? Deixe uma mensagem!

 

Direitos autorais

O site www.bikeplus.com.br encontra-se protegido por direitos de autor e Marca.
Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som
e outros conteúdos do site são propriedade da Bike Plus Ciclo Peças.
É permitida a pesquisa no site e reprodução do texto por meio de impressão ou distribuição para outras pessoas,
mas em todos os casos para fins não comerciais. Está autorizada apenas a utilização do conteúdo do site para uso pessoal.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada
ou incorporada em qualquer outro trabalho, publicação ou site tanto no formato eletrônico quanto em formato impresso ou vídeo.
Nenhuma outra licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Bike Plus Ciclo Peças.
 

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados